
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Universidade Federal do Ceará (UFC), já usar sua estrutura para realizar diagnósticos de Covid-19. A instituição foi certificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). O Núcleo vai usar seus quatro equipamentos PCR em tempo real e uma estrutura de mais de 300 pessoas entre pesquisadores e técnicos durante as 24 horas do dia.
A articulação se deu após publicação de reportagem do Focus (veja aqui) que mostrou o NPDM fechado e sem uso de seus equipamentos. A estrutura havia sido formalmente oferecida ao Lacen, que não havia dado resposta, diminuindo assim a capacidade do Ceará de realizar os diagnósticos.
Segundo o professor Odorico de Moraes, diretor do NPDM, pesquisadores irão se revezar em três turnos para a realização dos diagnósticos. A expectativa é que sejam realizados, no mínimo, 300 testes por dia. De acordo com a coordenadora do Laboratório de Farmacogenética (FARMAGEN), Raquel Montenegro, uma equipe do LACEN visitou as instalações do NPDM na última semana e certificou o local para a realização de diagnósticos da COVID-19.
Esta não é a primeira ação do NPDM em busca de acelerar o processo de detecção da COVID-19 no Ceará. No mês passado, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos emprestou um de seus PCR em tempo real ao LACEN. O exemplo foi seguido ainda pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), que também cedeu seu equipamento ao Estado.







