
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Universidade Federal do Ceará (UFC) transferiu para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) o equipamento denominado PCR em tempo real, que é usado no diagnóstico da COVID-19. O órgão do Estado, que centraliza os exames, possuía apenas um aparelho para fazer um trabalho fundamental no controle da doença e planejamento das ações de saúde pública. Dois pesquisadores da UFC também irão se revezar no manuseio do
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lembra que a Universidade se colocou como parceira do Governo do Estado “desde o primeiro momento”, integrando, inclusive, o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. “Estamos emprestando nossos equipamentos no sentido de ajudar, melhorar a eficiência nos exames para a constatação e o tratamento das pessoas acometidas pela síndrome do novo coronavírus. Esse é o papel da Universidade”, destaca.
O PCR em tempo real pertence ao Laboratório de Citogenômica do Câncer, vinculado ao NPDM, e foi temporariamente cedido ao LACEN. Segundo a bióloga Raquel Montenegro, que coordena o Laboratório de Farmacogenética (FARMAGEN), esse equipamento identifica o material genético do vírus, possibilitando, assim, o diagnóstico da doença.







