Vídeo produzido pelo médico Manoel Odorico de Moraes Filho mostra a chegada das primeiras águas do rio Jaguaribe no Castanhão. O volume de água alcança aproximadamente uma lâmina de 15 centímetros. É a consequência das chuvas relativamente boas que alcançaram afluentes do Jaguaribe, como o Rio Salgado. Em breve, as primeiras águas do São Francisco devem também chegar ao Castanhão via Salgado e Jaguaribe.
Mais conhecido como professor do curso de Medicina da UFC e diretor do Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimentos de Medicamentos (NPDM), médico Manoel Odorico de Moraes Filho tem como hobby a pesca esportiva e o registro em imagens das trilhas percorridas no entorno do Castanhão, no sertão central do Ceará.
“Estamos aqui na sexta-feira, dia 05 de março de 2021, testemunhando as primeiras águas que estão entrando no Castanhão… Esta é uma notícia bastante promissora diante de tantas notícias ruins dessa pandemia”, afirma Odorico no vídeo.
Segundo a Funceme, março começou com chuvas significativas em quase todo o Ceará. A previsão aponta que, neste fim de semana, as condições vão continuar favoráveis a precipitações, principalmente no centro-norte. O volume de água no Castenhão é estratégico para a Região Metropolitana de Fortaleza.
Veja o vídeo
Castanhão
Capacidade: 6.700,00 hm³
Cota: 79,17 m
Volume: 682,47 hm³
Volume: 10,19 %
Vazão perenização: 3.000,00 L/s
Vazão eixão: 1997 L/s
Atualizada em: 05/03/2021







