O fato: Fortaleza receberá uma nova série de pesquisas eleitorais, realizadas por diferentes institutos contratados por veículos de comunicação da cidade, com o objetivo de avaliar as intenções de voto na corrida pela Prefeitura. André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o cargo.
As versões anteriores dessas pesquisas, frequentemente discrepantes, têm funcionado como um termômetro para os comitês de campanha, a militância e os próprios candidatos, que ajustam suas falas e ações com base nas preferências dos eleitores reveladas nos estudos.
Pesquisa Datafolha
- Contratante: Jornal O Povo
- Custo: R$ 76.630,00
- Metodologia: 826 entrevistas em pontos de fluxo populacional. Questionário não identifica o partido dos candidatos.
- Margem de erro: 3 pontos percentuais
- Data de divulgação: 17 de outubro
Paraná Pesquisas
- Contratante: DON7
- Custo: R$ 60.000,00
- Metodologia: 800 entrevistas presenciais. Pesquisa com metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado.
- Margem de erro: 3,5 pontos percentuais
- Data de divulgação: 17 de outubro
Pesquisa AtlasIntel
- Contratante: Focus Poder
- Custo: R$ 35.000,00
- Metodologia: 1600 entrevistas. Pesquisa quantitativa com coleta aleatória via questionário estruturado web e pós-estratificação da amostra de acordo com as características do eleitorado de Fortaleza – CE.
- Margem de erro: 2 pontos percentuais
- Data de divulgação: 17 de outubro
Pesquisa Quaest
- Contratante: TV Verdes Mares
- Custo: R$ 85.950,00
- Metodologia: 900 entrevistas presenciais. Questão estimulada com identificação do partido de cada candidato.
- Margem de erro: 3 pontos percentuais
- Data de divulgação: 18 de outubro
Por que importa: As diferentes metodologias e resultados entre as pesquisas costumam influenciar diretamente as estratégias das campanhas e a percepção dos eleitores em um cenário político acirrado.