As águas de abril mantêm o ritmo de março e dois dos maiores açudes do Ceará alcançam volume de água fundamental para a segurança hídrica do Ceará. O caso que mais chama a atenção é a barragem Arrojado Lisboa, mas conhecida como Banabuíu. O reservatório praticamente quadruplicou seu volume de água em 2023, saindo de 8% para cerca de 32%. O percentual de quase um terço da capacidade retira o Banabuiú da “condição crítica”. Foram mais de 11 metros de subida da água.
Menos propício a grandes baixas, o açude Araras é o 4º maior reservatório do Ceará e está prestes a sangrar. Isso pode ocorrer nas próximas horas. Neste sábado de Aleluia, 8 de abril, o Araras supera a alta de 2020 e chega a quase 98% de sua capacidade. Localizado no município de Varjota, a barragem oficialmente batizada de Paulo Sarasate, foi construída sobre o leito do rio Acaraú.
A quadra chuvosa do Ceará é de favereiro a maio. Portanto, estamos com pouco mais da metade do período de chuvas. A perspecativa é que 70 barragens estarão sangrando até o fim de abril.