
O fato: A maioria dos brasileiros, 52%, tem a intenção de comprar ovos de Páscoa neste ano. A média de gasto por consumidor com chocolates deve ser de R$ 59,00, com expectativa de aquisição de três produtos por pessoa. Os dados são da pesquisa “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, realizada pela Nexus e divulgada nesta sexta-feira (11), em São Paulo.
Apesar da intenção majoritária, 43% dos entrevistados afirmaram nunca ter comprado sequer um ovo de Páscoa. Outros 37% disseram adquirir o produto sempre e 19%, apenas às vezes. O principal motivo apontado por 36% dos consumidores que não pretendem comprar chocolates este ano foi o preço elevado — percentual que salta para 43% entre os mais jovens (18 a 24 anos).
Perfil do consumidor e hábitos de compra: O costume de comprar ovos de chocolate anualmente é mais frequente entre moradores da região Sudeste (40%), pessoas entre 35 e 40 anos (44%), famílias com renda acima de cinco salários mínimos (49%) e aquelas com filhos menores de 18 anos (50%).
A pesquisa também revela que o pico das compras deve ocorrer até o dia 20 de abril, domingo de Páscoa. Entre os consumidores que pretendem comprar ovos, 18% já foram ao comércio, enquanto 34% ainda pretendem ir às compras até a data comemorativa.
Um dado que chama a atenção é que 21% das famílias com renda de até um salário mínimo já realizaram suas compras de Páscoa, enquanto 45% das de maior renda ainda não adquiriram ovos ou chocolates.
Substituições e desistências: Entre os consumidores que desistiram de comprar ovos neste ano, quase metade (45%) indicou que pretende substituir os produtos tradicionais por outros tipos de chocolate. Já 27% não pretendem adquirir nenhum item do gênero na Páscoa de 2025.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas em todo o Brasil, com 18 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.