
Equipe Focus.Jor
focus@focuspoder.com.br
O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) iniciou nessa quinta-feira, 14, a testagem em massa para Covid-19 anunciada pelo governo federal. Ao todo, 99.750 pessoas serão testadas.
De acordo com a nota divulgada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa tem o intuito de “medir o nível de imunização da população brasileira ao coronavírus”.
O Ibope usará o teste rápido, do tipo sorológico e só precisa de uma gota de sangue para conseguir o resultado em minutos. São mais baratos e fáceis de fabricar, no entanto, a margem de erro é alta e um resultado negativo não descarta a infecção.
O Ministério da Saúde afirma que enviou 150 mil testes rápidos para o estudo e esclarece que “nos domicílios em que alguém testar positivo, pretende-se testar todos os moradores”. A testagem em massa foi estimada em R$ 12 milhões, dos quais R$ 9,975 milhões ficarão com o Ibope.
A testagem será aplicada em três etapas, cada uma com 33.250 testes. A primeira encerra nesta sexta-feira, 15. A segunda ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio e a última em junho, nos dias 11 e 12. Serão realizados 250 exames nas 133 cidades participantes em cada uma das etapas do estudo.






