
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Será testada no Brasil uma vacina contra a COVID-19 que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Das mais de 70 vacinas em desenvolvimento em todo o mundo, é a que se encontra em estágio mais avançado. A informação foi divulgada na noite da terça-feira, 2, no Diário Oficial da União.
No Brasil, duas mil pessoas participarão dos testes. Os estados escolhidos foram São Paulo e Rio de Janeiro. A testagem conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em São Paulo, os testes serão conduzidos pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que irá recrutar mil voluntários que estejam na linha de frente do combate à COVID-19 por estarem mais expostos à contaminação.
A articulação para a vinda dos testes ao Brasil contou com a liderança da Professora Doutora Sue Ann Costa Clemens, diretora do Instituto para a Saúde Global da Universidade de Siena e pesquisadora brasileira especialista em doenças infecciosas e prevenção por vacinas, investigadora do estudo.
Há outros países cuja participação está em processo de análise e aprovação. Os resultados desses testes serão primordiais para o registro da vacina no Reino Unido, previsto para final deste ano. Entretanto, o registro formal deve acontecer apenas após a conclusão dos estudos realizados em todos os países participantes.






