
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) vem realizando diversas iniciativas para ajudar no combate ao coronavírus no Estado. Nesse contexto, na última sexta-feira, 19, a instituição doou 10 quilos de resina para o CriarCE, programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
A finalidade é a fabricação de respiradores em impressoras 3D, destinados para os hospitais públicos do Ceará. “A resina para impressora 3D permite a fabricação de respiradores de melhor qualidade, pois a matéria-prima evita que o ar vaze, diferente do filamento”, explica o coordenador do CriarCE, Thiago Barros.
As instituições estão atuando de forma colaborativa para aumentar os estoques de EPIs e, agora, para a fabricação de respiradores. Diferentemente das impressoras FDM que utilizam o calor para derreter o filamento, a impressora 3D SLA/DLP (resina) utiliza uma tela de projeção digital, o que faz com que o processo de impressão ocorra próximo à temperatura ambiente, e as peças impressas não sofram expansão ou contração térmica.






