
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Estado com maior número de testes no Brasil, com quase 255 mil exames já realizados, e que já foram distribuídos para todos os 184 municípios mais de 470 mil testes rápidos para detectar a Covid-19, o Ceará segue colhendo dados para a maior pesquisa epidemiológica do Brasil.
Depois da primeira fase de Fortaleza, e Sobral, agora é a vez de Iguatu, na região do Cariri, que testa parte de seus habitantes para identificar o alcance do coronavírus e analisar seus impactos.
A Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Secretaria de Saúde de Iguatu realiza estudo sobre o impacto do coronavírus no município. Para atingir os resultados, serão feitos 2.100 testes rápidos para a SARS-Cov-2 e RT-PCR (swab), divididos em 3 fases.
No total, 50 profissionais (entre agentes comunitários, enfermeiros e pesquisadores) realizam testes rápidos e de RT-PCR (swab), com o procedimento do cotonete que coleta a amostra da nasofaringe (vasos do nariz), para a SARS-Cov-2 em domicílios do município de Iguatu. O projeto é realizado pelo Governo do Ceará e conta com apoio da Federação das Indústria do Estado do Ceará (Fiec), prefeituras municipais e coordenação do Instituto Opnus de Pesquisa.






