
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O ministro da Saúde Eduardo Pazuello participou, nesta quinta-feira, 11, de sessão no Senado Federal para falar sobre as dificuldade enfrentadas pelo Brasil para imunizar a população contra a Covid-19. Em sua fala, o general afirmou que o Brasil tem um perfil de fabricante de vacinas e não de comprador, destacando que o País deverá produzir cerca de 30 milhões de doses por mês.
“Começamos a ter a seguinte certeza: para vacinar o nosso país precisaríamos fabricar vacinas. Esse é o destino do nosso país, somos fabricantes de vacinas. Vamos fabricar vacina para o Brasil e para a América Latina. Não podemos contar com laboratórios que apenas nos vendam as vacinas”, disse Pazuello.
O ministro citou o trabalho do Instituto Butantan, que produz a vacina Coronavac em parceria com o laboratório chinês Sinovac, está “trabalhando a pleno”, com capacidade de produzir de 8 milhões a 12 milhões de doses da vacina por mês.
Ele ainda destacou a Fiocruz, em parceria com a AstraZeneca. “A encomenda tecnológica está feita, 100 milhões de doses de entrega no primeiro semestre. A partir de julho, a fabricação do IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] na Fiocruz, podendo chegar a 20 milhões de doses por mês”.







