
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O governador do Ceará Camilo Santana (PT) adiou para sábado, 10, o anúncio sobre a definição de um novo decreto e a reabertura do comércio.
O chefe do Executivo cearense comunicou a decisão em publicação feita nas redes sociais, após reunião com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia.
Camilo já tem em mãos uma proposta para voltar a liberar o funcionamento de parte das atividades econômicas não essenciais.
Fortaleza está em lockdown desde o dia 5 de março. Já no dia 13, também de março, as medidas foram estendidas para todo o Estado.
Pessoas ligadas ao setor de comércio mostram otimismo e confiança por medidas mais flexíveis, após sinalização do governador.
“Na reunião que tivemos ontem (8), o governador sinalizou que estaria recebendo a nossa proposta e que decidiria hoje (9)”, disse ao Focus, Maurício Filizola, presidente da Fecomércio Ceará. “Esperamos que aquilo que já foi verbalizado (a reabertura no dia 12) seja cumprido. Isso é o que todo o setor espera”.
Segundo Filizola, a expectativa é de que a reabertura seja iniciada com horário de funcionamento reduzido e com menos funcionários por loja, como foi feito no ano passado.
“Ainda temos que ter um cuidado muito grande com a saúde, mas não deve haver impedimento para a reabertura das lojas, desde que sejam observados todos os protocolos e cuidados com os clientes e com os colaboradores”, diz o empresário. “Queremos colaborar, mas a gente não pode colaborar estando fechado”, pontua.
Em vídeo divulgado no Youtube, nesta sexta, 9, o presidente da entidade falou em nome dos 34 sindicatos associados à Fecomércio que esperam a reabertura na segunda. “No que o governador falou, nós acreditamos e estamos confiantes de que todo o comércio esteja de volta na segunda-feira”, disse. “Todos os empresários cearenses aguardam a retomada dos seus negócios a partir da segunda-feira (12)”.







