
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Instituto Gamaleya de Moscou divulgou, nesta segunda-feira, 19, prévias de um estudo que aponta a efetividade de 97,6% da vacina Sputnik V contra a COVID-19.
A divulgação foi feita pelo cientista russo Denis Logunov, membro do Instituto e um dos principais desenvolvedores do imunizante.
A avaliação foi feita com base em um banco de dados 3,8 milhões de pessoas que receberam as duas doses da vacina, em uma avaliação de dados do mundo real.
No dia 16 de março, o governador Camilo Santana sancionou lei aprovada na Assembleia Legislativa que permite a aquisição do imunizante. Ao todo, serão 5,87 milhões de doses adquiridas pelo Estado.
O imunizante ainda não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os governadores do Nordeste receberão o imunizante antes do Governo Federal.
No último dia 13, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu, Anvisa tem 30 dias para decidir sobre o pedido para importação da vacina Sputnik V, usada na imunização contra a COVID-19.
O prazo definido pelo ministro é contado a partir de 29 de março, data do protocolo do pedido de autorização excepcional de uso e de importação da vacina e que também foi definido pela Lei 14.124/2021.







