Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira, 12, registrou aumento de casos de coronavírus e óbitos relacionados a doença mesmo em regiões com alto número de pessoas vacinadas.
Diante disso, é abordado o tema sobre a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento físico e de proteção individual no Brasil, ressaltando a desaceleração do ritmo de vacinação de primeira dose contra a COVID-19 no País.
O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta atenção para a Europa e Ásia sobre o novo aumento do número de casos e óbitos por Covid-19 registrados nesses continentes.
Segundo a OMS, países da Europa e da Ásia Central estão vivendo o risco de recrudescimento da Covid-19. Na última semana de outubro, a Europa e a Ásia Central foram responsáveis por 59% de todos os casos e 48% dos óbitos registrados no mundo inteiro.
Com quase 1,8 milhão de novos casos e 24 mil novas mortes relatadas, a Europa e a Ásia Central viram um aumento de 6% e 12%, respectivamente, em comparação com a semana anterior.
Segundo a OMS, se for mantida esta tendência, essas regiões poderão registrar mais meio milhão de óbitos por Covid-19 até 1º de fevereiro de 2022, e 43 países enfrentarão novamente o risco de colapso nas capacidades de resposta dos seus sistemas de saúde.
Os casos graves da doença têm se concentrado entre grupos não vacinados, especialmente em países com baixa cobertura vacinal.