Jurista e articulista do Focus tem artigo como tema de redação em vestibular de prestigiada universidade pernambucana

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Frederico Cortez é advogado, sócio fundador do escritório Cortez & Gonçalves Advogados Associados, especialista em direito empresarial, cofundador da startup MyMarca- Propriedade Industrial & Intelectual, consultor jurídico e articulista do portal Focus.jor desde 2017.

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

Frederico Cortez, Advogado e articulista do portal Focus.jor, tem artigo de sua autoria como proposta de redação do vestibular 2022 da Universidade Católica de Pernambuco, cujo tema é “cancelamento” e direito à opinião. No texto, o jurista faz um paralelo entre a liberdade de expressão e o fenômeno do cancelamento digital nas redes sociais, onde aponta o grande risco para o fim do direito de se opinar sobre um determinando assunto. O escrito foi publicado originalmente pelo Focus em julho de 2020 (Aqui).

O vestibular de 2022 da  Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) trouxe a “cultura do cancelamento” como tema central da sua proposta de redação. O caderno de prova apresentou aos vestibulandos três textos sobre a temática, publicados nos veículos de comunicação Folha.Uol, Correio Braziliense e Focus.jor.

No texto 4 da proposta de redação, a Unicap publica parte do artigo de autoria do jurista Frederico Cortez intitulado de “A “cultura do cancelamento” e o direito à opinião”, que questiona a possibilidade do fim da liberdade de expressão em razão do policiamento e linchamento digital no que diz respeito à opinião individual das pessoas e ressalta que a “Constituição Federal de 1988 dá amparo legal para a livre manifestação do pensamento, vedado o anonimato. O direito de opinião é resguardo não para um só lado, seja maioria ou minoria. Ambos têm o livre exercício em praticá-lo, desde que respeitado o devido espaço do outro”.

Segue a transcrição do trecho do artigo que serviu de tema para a proposta de redação do vestibular 2022 da renomada universidade pernambucana:

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 dá amparo legal para a livre manifestação do pensamento, vedado o anonimato. O direito de opinião é resguardo não para um só lado, seja maioria ou minoria. Ambos têm o livre exercício em praticá-lo, desde que respeitado o devido espaço do outro. Atualmente, o mundo real ou virtual está direcionado para a “cultura do cancelamento”. Em pesquisa na rede mundial de computadores, o conceito de “cultura do cancelamento” está afeito a “uma iniciativa de conscientização e interrupção do apoio a um artista, político, empresa, produto ou personalidade pública devido à demonstração de algum tipo de postura considerada
inaceitável”. No entanto, essa manifestação está sendo usada de forma deturpada como munição para o que chamo de algo intempestivo, qual seja: o fim do direito à opinião.”

Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, popularmente conhecida apenas como a Católica) é uma instituição de ensino superior privada, filantrópica e confessional, localizada em Recife. Criada em 27 de setembro de 1951 e reconhecida pelo Governo Federal através do Decreto 30.417 de 18 de Janeiro de 1952.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

MAIS LIDAS DO DIA

Evandro fixa 31 de março como data-limite para secretários candidatos; Até dez podem sair

A ruptura da ordem internacional; Por Paulo Elpídio

Veja coloca Camilo como “saída de emergência” para o PT no Ceará