Ceará apresenta déficit no número de Defensores; associação cria movimento para averiguar carência de defensores públicos no Estado

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

De acordo com o levantamento “Um panorama da Defensoria Pública no Estado do Ceará”, apesar de ter havido um aumento de 22,5% no número de defensores nos últimos anos, o Ceará ainda apresenta um déficit quando comparado a ocupação de cargos no Ministério Público (409) e no Poder Judiciário (417), principalmente nos interiores do Estado. Com isso, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) deu início, neste mês de maio, ao movimento ADPEC com Você. A ação acontece com visitas às principais sedes da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) na capital e interior do Estado.

As visitas têm o objetivo de averiguar a situação das defensoras e defensores em alguns municípios cearenses, o déficit de profissionais em cada localidade e como estão ocorrendo os atendimentos à população. De acordo com a presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, “a iniciativa é de suma importância pois, com a vistoria, será possível acompanhar de forma real e próxima as condições de trabalho dos nossos defensores em alguns municípios do Estado”.

Cada visita será avaliativa, já que, de acordo com a Presidenta da ADPEC, alguns municípios são conhecidos por não receberem a atenção devida. “Com as vistorias, poderemos verificar o que necessita de melhoria no exercício da profissão de defensoras e defensores que, dependendo da limitação de trabalho, estarão condicionados a atender de forma inadequada a população nesses locais”, enfatizou.

A carência orçamentária também desafia a Defensoria a suprir o déficit de defensores e o “inexistente” quadro de servidores, de acordo com a diretoria da ADPEC. “Acreditamos que um dos maiores desafios é termos um aporte orçamentário necessário para cumprir com qualidade o dever da Defensoria Pública. Por isso que esse movimento visa reforçar a importância de prover recursos e ferramentas para os profissionais dos municípios do Ceará”, declarou Andréa Coelho.

Semana do Defensor Público e Auxílio nos direitos da população

Fazendo parte da programação do mês de maio, em alusão ao mês do Defensor, a ADPEC vai ao Cuca José Walter apresentar o recém lançado documentário “ADPEC, Nossa História!”, em comemoração aos 25 anos da Defensoria Pública do Estado do Ceará. As lideranças comunitárias da região terão a oportunidade de ter um momento de educação em direitos para a população. A programação do mês será composta por diversos eventos que visam fomentar debates e ações de melhorias para defensores públicos e em apoio à sociedade cearense.

Fomentada pela ADPEC, a programação especial conta também com um evento de empreendedorismo voltado para mulheres hipossuficientes na sexta-feira, 30, com mais informações a divulgar. Para complementar as festividades, monumentos do Estado receberão iluminação especial com a cor verde, característica da Defensoria Pública. Receberão as luzes, o Palácio do Governo, a Estátua de Iracema na Beira Mar de Fortaleza, a Estátua de Iracema da Lagoa da Messejana na capital, o Arco Nossa Senhora de Fátima em Sobral, área externa da Assembleia Legislativa, monumento de Nossa Senhora de Fátima no Crato e o prédio da Defensoria Pública em Sobral.

Além disso, o movimento anda em conjunto com a Campanha Nacional 2022 proposta pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) que tem como tema central “Onde Há Defensoria, Há Justiça e Cidadania”. Neste ano, a campanha tem como finalidade marcar a Instituição como referência de acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situações de vulnerabilidade.

“O mês está sendo de intensa mobilização de defensores e defensoras em prol do fortalecimento da Defensoria Pública e valorização dos profissionais reforçando o acesso à justiça, a defesa de direitos e a promoção da cidadania para a população”, enfatizou Andréa Coelho.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Senacon instaura processo contra operadoras de planos de saúde por práticas abusivas

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

MP-TCU pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por tentativa de golpe

Câmara retoma discussão sobre ampliação de imunidade tributária para templos religiosos

Encontro de metereologistas prevê chuvas na média ou acima da média no Ceará