Ceará apresenta déficit no número de Defensores; associação cria movimento para averiguar carência de defensores públicos no Estado

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

De acordo com o levantamento “Um panorama da Defensoria Pública no Estado do Ceará”, apesar de ter havido um aumento de 22,5% no número de defensores nos últimos anos, o Ceará ainda apresenta um déficit quando comparado a ocupação de cargos no Ministério Público (409) e no Poder Judiciário (417), principalmente nos interiores do Estado. Com isso, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) deu início, neste mês de maio, ao movimento ADPEC com Você. A ação acontece com visitas às principais sedes da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) na capital e interior do Estado.

As visitas têm o objetivo de averiguar a situação das defensoras e defensores em alguns municípios cearenses, o déficit de profissionais em cada localidade e como estão ocorrendo os atendimentos à população. De acordo com a presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, “a iniciativa é de suma importância pois, com a vistoria, será possível acompanhar de forma real e próxima as condições de trabalho dos nossos defensores em alguns municípios do Estado”.

Cada visita será avaliativa, já que, de acordo com a Presidenta da ADPEC, alguns municípios são conhecidos por não receberem a atenção devida. “Com as vistorias, poderemos verificar o que necessita de melhoria no exercício da profissão de defensoras e defensores que, dependendo da limitação de trabalho, estarão condicionados a atender de forma inadequada a população nesses locais”, enfatizou.

A carência orçamentária também desafia a Defensoria a suprir o déficit de defensores e o “inexistente” quadro de servidores, de acordo com a diretoria da ADPEC. “Acreditamos que um dos maiores desafios é termos um aporte orçamentário necessário para cumprir com qualidade o dever da Defensoria Pública. Por isso que esse movimento visa reforçar a importância de prover recursos e ferramentas para os profissionais dos municípios do Ceará”, declarou Andréa Coelho.

Semana do Defensor Público e Auxílio nos direitos da população

Fazendo parte da programação do mês de maio, em alusão ao mês do Defensor, a ADPEC vai ao Cuca José Walter apresentar o recém lançado documentário “ADPEC, Nossa História!”, em comemoração aos 25 anos da Defensoria Pública do Estado do Ceará. As lideranças comunitárias da região terão a oportunidade de ter um momento de educação em direitos para a população. A programação do mês será composta por diversos eventos que visam fomentar debates e ações de melhorias para defensores públicos e em apoio à sociedade cearense.

Fomentada pela ADPEC, a programação especial conta também com um evento de empreendedorismo voltado para mulheres hipossuficientes na sexta-feira, 30, com mais informações a divulgar. Para complementar as festividades, monumentos do Estado receberão iluminação especial com a cor verde, característica da Defensoria Pública. Receberão as luzes, o Palácio do Governo, a Estátua de Iracema na Beira Mar de Fortaleza, a Estátua de Iracema da Lagoa da Messejana na capital, o Arco Nossa Senhora de Fátima em Sobral, área externa da Assembleia Legislativa, monumento de Nossa Senhora de Fátima no Crato e o prédio da Defensoria Pública em Sobral.

Além disso, o movimento anda em conjunto com a Campanha Nacional 2022 proposta pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) que tem como tema central “Onde Há Defensoria, Há Justiça e Cidadania”. Neste ano, a campanha tem como finalidade marcar a Instituição como referência de acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situações de vulnerabilidade.

“O mês está sendo de intensa mobilização de defensores e defensoras em prol do fortalecimento da Defensoria Pública e valorização dos profissionais reforçando o acesso à justiça, a defesa de direitos e a promoção da cidadania para a população”, enfatizou Andréa Coelho.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

MAIS LIDAS DO DIA

Fortaleza, 1940; Por Angela Barros Leal

Terreno usado para quitar dívida com o BRB é avaliado em fundo por valor até cinco vezes maior

Ciro Gomes receberá Comenda do Mérito Legislativo em Juazeiro do Norte

STJ garante reinclusão de candidato em cotas raciais após exclusão da banca de concurso

Desemprego cai para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro

Caso pet Orelha: PL propõe ensino de proteção e bem-estar animal nas escolas de Fortaleza

Focus Colloquium: a economia azul é a nova fronteira do desenvolvimento do Ceará

TST reconhece “racismo recreativo” e condena associação por assédio moral no trabalho

Prefeitura de Fortaleza terá reforma no primeiro escalão a partir de março