Partido de Ciro vai ao TSE para defender filtro “Prefiro Ciro”

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Imagem: Divulgação

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra deputado paulista Augusto de Arruda Botelho Neto (PSB), acusando de roubar a marca “Prefiro Ciro” ao reproduzir no twibbon o filtro de “Prefiro Lula”. No caso, o partido do presidenciável pedetista alega que houve uma  apropriação da identidade gráfica e o slogan de campanha do seu candidato.

Na representação, a agremiação política do ex-governador do Ceará sustenta que “a partir do uso da expressão “Prefiro” e a utilização das mesmas cores da respectiva propaganda eleitoral utilizada pelo Senhor Ciro Gomes, denotase a similitude criando, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais capazes de confundir o eleitorado brasileiro”. No documento, a defesa de Ciro alega ainda que existe semelhança e confusão na propaganda adotada pelo outro candidato que utiliza “um nítido ardil de criar artificialmente, de má-fé um estado mental, emocional, passional que não corresponde à realidade, pois, de forma capciosa passa para os eleitores que a Campanha de Ciro está agora apoiando Lula”.

Na ação apresentada junto ao TSE no fim da manhã de hoje, 17,  os advogados do PDT apontam também como infratores da lei eleitoral o representante das páginas @jairmearrependi e STORM IDEAS SUGAR BOND HOUSE e o responsável pelo perfil https://twibbon.com/Support/prefiro-lula.  Ao fim, a representação eleitoral requer a exclusão de todo material já publicado com o uso do filtro “Prefiro” dos perfis dos representados.

Em consulta ao site, os perfis dos candidatos Lula e Bolsonaro aparecem no tópico campanhas em alta (Trending Campaigns), estando o petista com 74.990 adesões e o presidente contando com 90.551.

Twibbon é um site gratuito de criação e adesão de campanhas para apoiar causas, marcas ou organizações em redes sociais, como Facebook e Twitter, com um filtro temático para foto de perfil. Qualquer usuário poder criar sua campanha e divulgar com o mundo.

Leia Mais
+ O filtro temático de candidato como marca nas eleições. Por Frederico Cortez

+ O direito autoral na paródia eleitoral, por Frederico Cortez

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Jaguar enfrenta críticas após reposicionamento de marca e lançamento de novo logotipo

Santander revisa para cima projeção do PIB do Brasil em 2025, impulsionado pela agropecuária

Ministro da Agricultura critica Carrefour por suspensão de carnes do Mercosul na França

Governo eleva bloqueio no Orçamento de 2024 para R$ 19,3 bilhões

Pesquisa revela intenções de compra dos brasileiros para a Black Friday

Estudantes com 650 pontos no Enem poderão receber bolsa para licenciatura com o programa “Pé-de-Meia”