Pesquisa AtlasIntel/Arko/Focus mostra Capitão com 38,7%, Elmano com 33,5% e RC descolado dos líderes com 17,6%

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Por Fábio Campos
fabiocampos@focuspoder.com.br

Pesquisa da Atlas Intelligence (AtlasIntel) aponta que o candidato do União Brasil (UB), Capitão Wagner tem 38,7% das intenções de voto na disputa pelo Governo do Ceará. Elmano de Freitas, do PT, tem 33,5%.

Em terceiro lugar e já sem contato com os líderes, vem o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), com 17,6%. Nesse retrato, o pedetista tem  praticamente a metade do índice obtido pelo petista. Brancos e nulos 6,7%. Não sabem 3,3%.

O Focus divulga em primeira mão os resultados da pesquisa AtlasIntel/Argo Advice, a última da rodada semanal que começou na quinta-feira, 22 com a divulgação dos retratos feitos pelo Ipespe, IPEC e Big Data.

Atenção: às 11:30 horas desta manhã de sábado, o editor do Focus, Fábio Campos, vai entrevistar ao vivo o CEO da AtlasIntel, romeno radicado no Brasil, Andrei Roman, que é cientista político, foi aluno da universidade de Harvard e teve sua biografia orientada pelo respeitado professor Steven Levitsky.

Os resultados do AtlasIntel, contratado pela consultoria Arko Advice e divulgado com exclusividade pelo Focus, confirma a tendência que havia sido identificada na primeira pesquisa do instituto, realizada ainda em agosto.

A consulta, finalizada no dia 26 do mês passado, foi a primeira a retratar o crescimento de Elmano de Freitas, que já se descolava de RC e passava a seguir Wagner. Os resultados de então, início da campanha na TV, mostraram CW com 40,5%, Elmano com 27,1% e RC com 18,9%.

Pelo que aponta a tendência verificada nas duas pesquisas AtlasIntel, Elmano de Freitas é o único candidato com linha sempre ascendente, enquanto Capitão e RC possuem linhas descendentes em mmor ou menor grau.

O mesmo movimento se verificou nas três outras pesquisas. A diferença principal entre elas é a posição do Capitão. IPEC e Big Data o colocam em um patamar menor do que o patamar verificado na fotografia feita pelo Ipespe e Atlas. Já Elmano e RC estão praticamente no mesmo patamar em todos as quatro pesquisas.

No entanto, é preciso observar que o movimento para baixo da candidatura do Capitão foi ante leve e dentt da mar de erro, mostrao que seu desempenho é bastante estável.

A AtlasIntel entrevistou 1.600 eleitores com base em um método único no mercado de pesquisas. O período de realização das entrevista se deu entre os dias 17 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número CE-04989/2022, em 17 de setembro. Veja aqui mais informações acerca da AtlasIntel.

Ao contrário dos institutos tradicionais, a AtlasIntel não faz entrevistas presenciais nem por telefone. Ela ocupa um espaço único e inovador. A startup desenvolveu uma metodologia própria, a partir da análise de dados de alta frequência. Na prática, o instituto publica anúncios online e pede que os eleitores respondam ao questionário.

Os números então passam por calibragens e ajustes com o objetivo de mitigar possíveis vieses e distorções da base de entrevistados, que são esscolhidos de acordo com a estratificação soicioeconômica definida pela IBGE. Cada questionário é único (token) e não pode ser respondido mais de uma vez.

O AtlasIntel tem se notabilizado pelo nível de acerto acima da média. Devido a facilidade da realização de pesquisas via Web, a startup tem feito levantamentoss em diveros países. Tanto que foi a que mais se aproximou dos resultados finais do recente plebiscito do Chile e das eleições de outros países, como os EUA.

Uma peculiaridade da pesquisa AtlasIntel: o questionário vincula o nome do partido ao nome do candidato. Por óbvio, essa característica, que reproduz a disputa real, favorece a candidatura de Elmano de Freitas. Afinal, no Ceará, a marca do PT se vincula a todos os outros líderes (folgados) da disputa. No caso, Camilo Santana e Lula. Associe-se a isso o 13. São informações indissociáveis da figura do candidato. Tanto que esses carimbos é a base da propaganda de Elmano.

O mesmo não ocorre com os outros dois concorrentes diretos. Na campanha, de forma inteligente, o Capitão Wagner procurou se dissociar de Bolsonaro. A avaliação interna apontava que mais perdia do que poderia ganhar coa vinculação. Além disso, a sigla União Brasil não imprime valor à candidatura. O mesmo ocorre com o PDT de RC, que não ligou seu nome ao de Ciro Gomes na proporção que poderia se esperar.

Veja a seguir o detalhamento da pesquisa com os resultados a partir dos cortes de renda, região do Estado, religião, idade escolaridade

Leia Mais
+Exclusiva: AtlasIntel/Focus para senador mostra Camilo com 64,1% e Kamila com 11,9%
+AtlasIntel/Focus no Ceará: Lula 54,6%, Bolsonaro 26,7% e Ciro 14%
+Focus Colloquium Especial Eleições entrevista o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

MAIS LIDAS DO DIA

Suprema Corte dos EUA libera detenção de pessoas que falem inglês com sotaque

Fracht Log abre terminal no Pecém e dá fôlego às exportações contra tarifaço dos EUA

Nova receita: a criatividade da indústria para cobrar mais e entregar menos

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

Advocacia: a voz que não se deve calar. Por Camilla Goés

STJ: Planos de saúde devem cobrir emergências em cirurgias estéticas

GM estreia produção de carros elétricos no Polo Automotivo do Ceará

Bolsonaro está “debilitado” e não irá a julgamento, diz advogado

STF mantém validade de delação sobre trama golpista envolvendo Bolsonaro