Por Fábio Campos
fabiocampos@focuspoder.com.br
Deu no O Globo: “Lula da Silva abre a possibilidade para diálogo com o PDT em um eventual segundo turno e disse que até pode conversar com o ex-ministro Ciro Gomes, se o pedetista quiser”.
Abrindo a porta para uma conversa, o petista disse que Ciro é “muito mais importante do que o que está fazendo durante a campanha”. E disse mais: “O PDT sabe o que faz. O Ciro sabe o que faz. Essa campanha está prestes a terminar o primeiro turno. Se acontecer o segundo turno, vamos tentar conversar com outras forças políticas. Agora, a gente só conversa com quem quiser conversar. Se o Ciro quiser conversar, nós conversaremos. Mas a conversa não é pessoal, é entre partidos”.
Comentário Focus: O que Lula, “o encantador de serpentes”, está se propondo a fazer nada mais é do que a velha e boa política, que é arte de juntar gente a seu favor. Até as estatuas do Aleijadinho sabiam que esse diálogo seria uma decorrência natural do processo político.
Sim, fiquem certos, o PDT vai declarar apoio a Lula no segundo turno, se houver. Sim, fiquem certos, Cid Gomes e o PDT vão compor a base de apoio no Senado no potencial Governo Lula. Olhe, olhe se Cid não for convidado para ser ministro. Seria uma ótima opção para a Educação.
Mas, e Ciro Gomes? Vai apoiar Lula. Este é um caso a parte. A radicalização e seu discurso gera a dúvida, mas Ciro é um político profissional.