Pesquisa da Atlas Inteligence, empresa que vem mantendo alto índice de acerto em vários países do mundo, concluiu que 67% dos entrevistados são contra a concessão de empréstimos do BNDES para governos de países vizinhos, como a Argentina.
O tema é polêmico há alguns anos. Em sua recente viagem à Argentina, o presidente Lula declarou a intenção de estimular os empréstimos do BNDES a projetos na Argentina, como a obra de um grande gasoduto que, ao fim das contas, poderia ser concorrente de projetos similares no Brasil.
A pesquisa Atlas mostra que a maioria dos brasileiros é favorável à privatização do Porto de Santos e a da Sabesp, a empresa de água e esgoto de São Paulo. As duas estatais são as maiores do País em suas áreas de atuação.
40% querem privatizar o mais importante porto brasileiro contra 32% que são contra e 27% que declaram não ter uma posição a respeito. Quanto à Sabesp, que fornece água nos domicílios do mais rico estado brasileiro, a diferença é igual, mas muda o índice dos que não sabem (32%). 38% são favoráveis e 32% são contra a privatização do serviço.
O levantamento mostra que a grande maioria dos brasileiros são solidários com os povos Ianomamis em proporção muito parecida com os que consideram necessário que a AGU investigue os gastos no cartão corporativo que foi usado por Jair Bolsonaro no exercício da Presidência.
Quanto à tese de criminalização de Bolsonaro pelos atos golpistas de 8 de janeiro, há uma empate em 46% entre os que concordam e os que discordam.
Vajam a meteodologia da pesquisa Atlas