Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) coletou 106.560 bolsas de sangue em 2023. Esse foi o maior número dos últimos sete anos. O registro apresenta um aumento de 6% em comparação ao ano anterior, quando a instituição coletou 100.380 doações.
O hemocentro de Fortaleza foi responsável por receber mais de 50% das doações da hemorrede estadual. A unidade contabilizou 54.451 bolsas de sangue. No interior do Estado, o Cariri foi o território com maior registro de doações (18.876), seguida das regiões Norte (18.046), Sertão Central (8.487) e Centro-Sul (6.700).
A coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, agradece aos doadores pela parceria. “Em nome de toda equipe que faz o Hemoce, queremos agradecer em especial, ao nosso maior parceiro que é o doador de sangue. Gratidão também à toda a sociedade e às instituições que contribuíram com a causa e ajudaram a salvar tantas vidas”, destaca.
Transfusão
As bolsas coletadas são essenciais para pacientes que necessitam de transfusão em cerca de 500 unidades de saúde nos 184 municípios cearenses. Pessoas que estão em tratamento de câncer, doenças hematológicas e que precisam realizar cirurgias eletivas e de emergências são as principais beneficiadas com o gesto de solidariedade.
Doe Sangue
Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.
Na Capital, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; nos postos de coleta do hemocentro na Praça das Flores, na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; ou na unidade do Shopping RioMar Fortaleza, na R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu. No interior cearense, os doadores podem realizar o gesto de solidariedade nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.