Saudade da minha Nikon; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Por Paulo Elpídio de Menezes Neto
Articulista do Focus

Li a crônica de Angela Barros Leal e pus-me a revirar os velhos negativos e os “slides” que fiz de algumas fotos mais expressivas que guardei com certo orgulho.

É verdade que hoje já não fotografo com o mesmo empenho, como o fazia a cada deslumbramento pelo mundo afora. Trabalho, hoje, com o espelho das lembranças, ajudado pela retina que a idade não afetou, porém esquecido do obturador de uma Nikon que guardo, preguiçosa, aposentada das façanhas de outros tempos. Como os que carregam por compulsão as minhas inclinações, não abandonei o hábito de fotografar, agora, faço-o, sem entusiasmo, nestas desconformes miniaturas de câmera mas que os celulares exibem.

Tive outras câmeras, antes, uma Kodak, a primeira, reflex, que Antônio Albuquerque vendeu na Aba-Film, a um adolescente buliçoso como era eu por aqueles tempos. Mas não vou trair a minha Nikon que a guardo ainda em meio a outras câmeras tão antigas quando a minha carreira de fotógrafo amador.

O que fazemos do que fotografamos por aí, em família ou por entre estranhos, em busca de fixar as imagens que mexerão conosco, nos álbuns e nas gavetas ? Ou quando não mais as encontramos, perdidas para sempre nos nossos guardados?

Velha senhora russa varre uma calçada da Praça Vermelha, em Moscou. Imagem criada por Inteligência Artificial.

Lembro-me de dois flagrantes cujos registros ficaram na memória, desaparecidos entre álbuns ou gavetas desfeitos pelo tempo e perdidas pelo esquecimento.

Fixei a velha senhora russa, a varrer as calçadas de uma conspícua edificação na Praça Vermelha que, de quando em quando, lançava o que recolhia pelas janelas salientes dos porões da imponente edificação…

De outra feita, o ônibus de turismo parou diante do semáforo, em Berlim. Da minha janela percebi que uma família reunida para o jantar servia-se, silenciosa, que de onde eu estava não poderia ouvir o que falavam, até que o carro deu partida.

O que terão feito o tempo e aquelas pessoas a si próprias, nestes anos todos que nos separam?

Paulo Elpídio de Menezes Neto é articulista do Focus, cientista político, membro da Academia Brasileira de Educação (Rio de Janeiro), ex-reitor da UFC, ex-secretário nacional da Educação superior do MEC, ex-secretário de Educação do Ceará.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza domina Enem 2025: capital ocupa as 3 primeiras posições do BR e tem 4 escolas entre as 10 melhores

Ibmec chega a Fortaleza e firma Ceará como polo nacional de educação, inovação e negócios

Pesquisa Atlasintel Piauí 2026: eleição praticamente resolvida a favor do PT

Pesquisa Focus Poder/Atlasintel explica decisão de Ciro e PSDB de manter distância de Flávio

PSD dos “Domingos” leva Comissão de Orçamento do Congresso e reforça musculatura para a vice no Ceará

Focus/Atlasintel: Lula abre larga vantagem no Ceará e reforça ativo eleitoral de Elmano para 2026

Pesquisa Focus/Atlas para o Senado Ceará: Cenários embolados com Cid favorito; sem sua candidatura, Luizianne salta

Pesquisa Focus Poder + Atlasintel: Ciro e Elmano empatam na corrida ao Governo

UFC entra no Top 15 nacional de patentes e reforça posição como polo de inovação

Governo do Ceará: Pesquisa Focus Poder/AtlasIntel será divulgada nesta segunda-feira

PIX vira vitrine global: fundador do Web Summit diz que sistema brasileiro “destrói monopólios” e inspira o mundo

Em meio à batalha judicial, Eneva e Diamante iniciam investimento de R$ 6 bi em energia e infraestrutura no Pecém

MAIS LIDAS DO DIA

Os novos bebês; Por Angela Barros Leal

Mulheres recebem menos que homens em todos os setores, aponta IBGE

Ceará lidera participação de estudantes da rede estadual no Enem 2025

Estados e municípios terão R$ 1 bilhão a mais para empréstimos em 2026

Banco Central eleva projeção de crescimento do PIB para 2% em 2026

Desemprego cai para 5,6% e registra menor taxa da história para meses até maio

Governo diz que alta do petróleo ajudou a reduzir impacto da guerra nos combustíveis

Tornamo-nos todos obsoletos; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto