O fato: A AtlasIntel apresentou a pesquisa Bloqueio do X no Brasil & Confiança do STF nesta quarta-feira, 4. O levantamento traz uma radiografia completa sobre os ministros da Corte, o uso da rede social, a imagem do criador do X Elon Musk e a suspensão das redes sociais de Pablo Marçal.
Confiança no Supremo: De acordo com a pesquisa AtlasIntel, 49,7% da população não confia no trabalho e nos ministros do Supremo Tribunal Federal, enquanto 46,6% confia. Outros 3,7% não souberam. A pesquisa foi realizada após o bloqueio do X no Brasil.
Avaliação dos ministros: Entre os ministros, Alexandre de Moraes tem uma avaliação negativa de 52%, com 47% de avaliação positiva; a situação é semelhante para Carmen Lúcia. Flávio Dino tem 53% de avaliação negativa e 45% de positiva. Roberto Barroso possui 48% de avaliação positiva e 43% de negativa, enquanto Cristiano Zanin tem 46% de avaliação positiva e 40% de negativa.
Suspensão do X: Sobre a suspensão do X, 50,9% dos entrevistados discordam e 48,1% concordam, com 0,9% não sabendo. Em relação à decisão de Moraes de retirar a plataforma do ar, 56,5% acreditam que houve uma motivação política, enquanto 41,7% consideram que a motivação foi técnica.
Moraes vs. Musk: No conflito entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, 49,7% acham que Moraes está certo, e 43,9% acreditam que Musk está correto. Quanto à decisão do ministro de multar em R$ 50 mil qualquer usuário que tentar acessar a plataforma por meio de VPN, 64,5% discordam e 34,7% concordam.
Imagem de Musk: Para 52,8% dos entrevistados, a imagem de Elon Musk, dono do X, é positiva. Outros 43,9% observam como negativa. 3,3% responderam não saber.
Pablo Marçal: A pesquisa da AtlasIntel ainda tratou da suspensão determinada pela justiça eleitoral das redes sociais de Pablo Marçal, candidato a prefeito em São Paulo pelo PRTB. 50,1% discordam da suspensão, enquanto outros 48,1% concordam. Outros 1,7% disseram não saber.
Metodologia: A pesquisa conversou com 1.617 respondentes nos dias 3 e 4 de setembro. Margem de erro de pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de Confiança: 95%.
Confira os gráficos: