Revivendo Clássicos: Como Sexta-Feira 13 se tornou um sucesso absoluto de público em 1980?

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

Diversos filmes de terror contemporâneos devem sua influência ao clássico “Sexta-Feira 13″, lançado em 1980. Naquela época, o subgênero slasher estava apenas começando a se consolidar nos Estados Unidos, com obras como “Halloween” (1978) e “Massacre da Serra Elétrica” (1974).

E, após o sucesso de crítica e de público da obra em que se passa no dia das bruxas, de John Carpenter, o diretor Sean Cunningham encontrou na lenda da sexta-feira 13 uma oportunidade para também provocar o medo dos mais jovens, que, depois de uma década de turbulências e mudanças nos ideais do governo norte-americano, encontravam no terror um reflexo moralizante de suas inquietações.

Lançado em tímidas 1.127 salas de cinema no dia 9 de maio de 1980, “Sexta-Feira 13” foi um sucesso logo de cara, arrecadando inacreditáveis US$ 5,8 milhões apenas no final de semana de estreia.

De lá pra cá, o longa-metragem gerou várias continuações, uma refilmagem, um documentário intitulado “His Name is Jason” e um legado gigantesco na cultura popular, incluindo a produção de jogos, quadrinhos, uma série de TV e um livro de arquivos.

O filme custou US$ 550.000.

A origem da fórmula 

Grande maioria das regras do gênero estão presentes aqui: o consumo de drogas leva à morte; relações sexuais resultam em morte; e brincar com a vida também culmina em morte. Além disso, todos os personagens seguem arquétipos dos anos 1980, com dois exemplos marcantes: Alice, a “final girl” virgem, e Ned, o bobão que adora tirar sarro dos amigos.  

Todos habitam, no caso, a história que começa em 13 de agosto de 1958, quando o acampamento Crystal Lake é coberto pelo medo após o assassinato de dois monitores envolvidos em relações sexuais. O local, consequentemente, é fechado e, duas décadas depois, um jovem empresário decide reabri-lo. Obviamente, tudo dá errado devido a um assassino misterioso. 

Maiores méritos

Um elogio indiscutível é a trilha sonora de Harry Manfredini, que recebeu reconhecimento mundial com sua composição. Inspirada na música de “Psicose“, de Hitchcock, é impressionante como o icônico “ki ki ki ma ma ma” segue arrepiante mesmo 40 anos depois. Segundo o compositor, essas notas surgiram de “Kill Her, Mommy“, um mantra que um personagem repete na mente de sua mãe. 

Foto: Divulgação

A maquiagem, outro ponto altíssimo da parte técnica, foi assinada por Tom Savini, o gênio dos efeitos especiais, que trouxe sua habilidade e experiência de “Despertar dos Mortos“, de George A. Romero, para as cenas de assassinato. Savini é, provavelmente, o maior maquiador da história do cinema de horror nos Estados Unidos. Em Sexta 13 é divertido acompanhar os seus primeiros passos. 

Entretanto, o mesmo não pode ser dito da narrativa que, infelizmente, é exaustivamente irregular. Roteiro e diálogos definitivamente não são os elementos que os fãs do terror lembram em “Sexta 13″. O mesmo das atuações, visto que apenas uma personagem nos conecta com a trama da película. E detalhe: ela deve aparecer, ao todo, uns 15 minutos.  

No entanto, a importância de Sexta 13 no gênero é inegável: o filme inspirou centenas de imitações e introduziu, ainda que bem rapidamente, um dos vilões mais icônicos da história do cinema.

E não é todo produto audiovisual barato que consegue isso de primeira. 

Sexta-feira 13: Por que a data é associada a azar e terror?

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Senacon instaura processo contra operadoras de planos de saúde por práticas abusivas

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

MP-TCU pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por tentativa de golpe

Câmara retoma discussão sobre ampliação de imunidade tributária para templos religiosos

Encontro de metereologistas prevê chuvas na média ou acima da média no Ceará