Câmara aprova projetos sobre dados educacionais, clonagem animal e tornozeleiras eletrônicas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) três projetos de lei que abrangem temas variados, desde a transparência em dados educacionais até o uso de tornozeleiras eletrônicas e a regulamentação da clonagem de animais. As matérias agora seguem para sanção presidencial e para o Senado, conforme o caso.

Detalhes: O Projeto de Lei 454/22, aprovado pela Câmara, autoriza o poder público a compartilhar e tornar públicos dados e microdados coletados pelo Censo Escolar e exames de avaliação educacional. Já aprovado no Senado, o projeto será enviado para sanção presidencial. O relator da proposta, deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), destacou que o projeto fortalece a transparência e o acesso à informação, elementos essenciais para a formulação de políticas educacionais mais eficazes. Conforme a lei, os dados divulgados não poderão identificar alunos ou instituições específicas.

No campo da agropecuária, foi aprovado o Projeto de Lei 5010/13, que regulamenta a clonagem de animais voltados para a produção pecuária. A medida abrange espécies como bovinos, ovinos, suínos e aves, e prevê a criação de um banco de dados para monitorar os clones durante todo o ciclo de vida. Esse controle visa garantir a identidade genética e a propriedade dos clones, além de evitar a liberação dos animais no meio ambiente, mediante confinamento.

A terceira aprovação foi o Projeto de Lei 989/22, que possibilita o acesso das polícias e do Ministério Público a dados de tornozeleiras eletrônicas, incluindo a localização em tempo real, sem necessidade de autorização judicial. A medida visa aprimorar a prevenção de delitos e permitir a realização de flagrantes. Para garantir a segurança, a identidade de quem acessou os dados será registrada e poderá ser auditada pelos órgãos de corregedoria.

Próximos passos: Com a aprovação na Câmara, os projetos de lei seguem para as etapas finais. O PL 454/22 e o PL 5010/13 serão enviados para sanção presidencial, enquanto o PL 989/22 aguarda a apreciação do Senado.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Hapvida sinaliza sucessão no comando e redesenha cúpula executiva

Movimentos de Rueda em PE e no CE revelam nova lógica do UPb e reconfiguram o jogo político no Ceará

AtlasIntel revela consenso nacional contra o dono do Banco Master e expõe crise de confiança no sistema financeiro

Obtuário: Frank Gehry e o fim de uma era em que a arquitetura acreditava poder mudar cidades

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

MAIS LIDAS DO DIA

Ari Neto representa o Brasil no EY World Entrepreneur of the Year™️