O fato: O ministro da Previdência Social e presidente licenciado do PDT Nacional, Carlos Lupi, antigo aliado do ex-prefeito Roberto Cláudio e do ex-governador Ciro Gomes, manifestou seu apoio a Evandro Leitão (PT), candidato à prefeitura de Fortaleza. O anúncio foi feito em suas redes sociais.
Racha interno: Atualmente, seu partido enfrenta uma divisão, com alguns membros manifestando apoio a André Fernandes (PL), que disputa o segundo turno contra Evandro.
O anuncio: “O PDT é o partido dos excluídos, oprimidos e mais necessitados. Surgimos e nos mantemos nos princípios daqueles que se opuseram à ditadura militar e seus desdobramentos. Apoiar candidatos dessa direita raivosa é ferir nossos princípios democráticos”, criticou Lupi.
“O partido como o nosso, que tem a nossa história, jamais poderá estar ao lado dos filhotes da ditadura. Por isso em Fortaleza nós, para proteger nossos companheiros, falamos da neutralidade, mas como alguns companheiros estão demonstrando a sua vontade pessoal, eu quero também manifestar a minha como fundador, como presidente licenciado desse partido”, começou.
“Não temos como ter outro lado, a não ser o lado da nossa coerência, nossa história e nossa luta e o nosso amor ao povo, Fortaleza, Ceará, Brasil. E esse lado aí em Fortaleza é ao lado do Evandro Leitão do PT”, disparou o pedetista.
RC: Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza e presidente do PDT municipal, é um dos pedetistas que declarou apoio a André. Esse é o mais significativo apoio recebido por André até agora.
Roberto Cláudio, além de ser uma figura com grande influência política, mantém altos índices de popularidade nas pesquisas, o que pode impactar significativamente a disputa. A decisão, embora aguardada, confirma os rumos que já vinham sendo delineados nos últimos dias.
Contexto: O atual prefeito, José Sarto (PDT), optou pela neutralidade entre André e Evandro, após ficar em terceiro lugar no primeiro turno. Sarto é o primeiro prefeito de Fortaleza a não conseguir a reeleição, o que adiciona complexidade à sua posição na corrida.
Declaração de RC: “Escolhi apoiar André Fernandes no segundo turno porque o PT do Ceará representa um caminho que já se mostrou ineficaz em Fortaleza e que atualmente está prejudicando nosso Estado”, afirmou Roberto Cláudio. Seu apoio acompanha a maioria da bancada do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza, incluindo Gardel Rolim, presidente da CMFor e um dos primeiros a se posicionar contra a neutralidade de Sarto.
Curiosamente, muitas das propostas do candidato bolsonarista incluem a extinção de trabalhos iniciados na gestão de RC. Entre elas, o fim da Agefis, da Zona Azul e das 12 regionais.
Confira:
De Bia Kicis a Carmelo, RC recebe manifestações da direita após apoiar André
“Preciso de pessoas experientes ao meu lado”, diz André Fernandes sobre apoio de RC