
O fato: Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que a presença de medicamentos genéricos no mercado tem impacto direto na redução dos preços. Os dados mostram que, com o primeiro genérico disponível, os preços mínimos caem em média 20,8%. Quando há pelo menos três opções, a redução pode chegar a 55,2%.
Concorrência e impacto nos preços: Os medicamentos genéricos podem ser produzidos após a quebra da patente do chamado “medicamento de referência”, o que geralmente ocorre após 20 anos. Esses produtos possuem a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e indicação terapêutica que os originais.
O estudo do Ipea foi divulgado nesta segunda-feira (10), no aniversário de 26 anos da Lei Federal 9.787/1999, que regulamentou os genéricos no Brasil. Segundo os pesquisadores, a concorrência tem efeito mais forte em mercados concentrados, onde a entrada dos genéricos pode reduzir os preços médios em até 34%.
Além disso, o momento de entrada dos genéricos no mercado influencia na queda dos preços. Quanto mais rápido o produto chega após a perda da patente, maior o impacto. Atrasos na disponibilização podem reduzir esse efeito.
Adesão crescente dos consumidores: O levantamento também mostra que a aceitação dos genéricos cresceu no Brasil. Esses medicamentos representam atualmente 34% do total das vendas do setor. Entre 2003 e 2019, a comercialização desses produtos teve um aumento médio de 18,3% ao ano, um índice três vezes maior que o dos medicamentos convencionais.
Os resultados do estudo fazem parte do livro Tecnologias e Preços no Mercado de Medicamentos, lançado pelo Ipea em novembro de 2023. O artigo que detalha a pesquisa, Efeitos da entrada de genéricos no mercado sobre o preço dos medicamentos, foi escrito pelo pesquisador Romero Cavalcanti Barreto da Rocha e está disponível gratuitamente para consulta.