Prefeitura Empreendedora, chegou sua hora de brilhar!

COMPARTILHE A NOTÍCIA

XIII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – Foto: Divulgação

O empreendedorismo é um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social. Quando uma prefeitura investe em políticas públicas que incentivam e facilitam a vida de quem quer empreender, é possível fortalecer a economia local, gerar emprego e renda, melhorar a qualidade de vida da população e criar um ambiente de negócios mais dinâmico e inovador.

Pensando em valorizar o trabalho de gestores municipais e estimular a criação de novas políticas públicas por parte das prefeituras, o Sebrae realiza, a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A 13ª edição tem como objetivo reconhecer as principais ações de inovação na gestão pública que podem impactar positivamente a vida de milhares de empreendedores. A iniciativa bienal é uma oportunidade para que as prefeituras de todo o Brasil possam mostrar como a gestão pública se trona uma aliada no desenvolvimento local e no fortalecimento dos pequenos negócios.

Com inscrições abertas desde o dia 6 de agosto, essa 13ª edição abrange diversas áreas, como Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Inclusão Socioprodutiva, Sustentabilidade e Meio Ambiente, entre outras. Essa variedade garante que projetos de diferentes portes e focos possam ser reconhecidos.

Sala do Empreendedor é uma das áreas que concorrem ao prêmio. Foto – Sebrae Ceará

A importância de uma gestão empreendedora

Com mais de 20 anos de história e cerca de 14 mil projetos inscritos nas 12 últimas edições, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece as boas práticas municipais que contribuem para um ambiente favorável aos pequenos negócios, incluindo microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEI). O Prêmio pretende mostrar que o poder público tem um papel estratégico na construção de cidades mais prósperas.

O prêmio é uma forma de o Sebrae, parceiro de longa data dos municípios, reforçar a importância de colocar o empreendedorismo no centro da agenda pública. ​A cada edição o prêmio revela projetos inspiradores que servem de modelo para outras cidades. Na última edição (2023-2024), foram mais de 2,5 mil projetos inscritos em todo o país. A premiação é uma vitrine para a inovação na gestão pública e uma forma de inspirar novos projetos e ideias.

Inscreva-se e mostre o potencial da sua gestão!

O PSPE 2025 já está com inscrições abertas. Podem participar prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, incluindo administradores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE).

Para se inscrever, os gestores precisam ter implementado iniciativas que alcançaram resultados entre 12 de junho de 2024 e 28 de novembro de 2025. O prêmio acontece em duas etapas: a estadual, com premiação até 24 de abril de 2026, e a nacional, com a cerimônia de premiação em 30 de maio de 2026.

As categorias e todos os detalhes para participação estão disponíveis no regulamento oficial do prêmio. Participe e dê ao seu município o reconhecimento que ele merece, mostrando ao país como a sua gestão está fazendo a diferença na vida dos pequenos empreendedores.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Focus Poder inicia a série Protagonistas com o perfil de Chagas Vieira, o “interprete das ruas”

O “bolsa família” urbano: Lula ordena que ministro da Fazenda estude tarifa zero para o transporte público

Fortaleza desmontou um dos melhores sistemas de transporte urbano do Brasil

A articulação global da China que tem o Ceará como eixo estratégico; Por Fábio Campos

Pesquisa: Disputa pelo Senado expõe força de Cid Gomes, RC resiliente e a fragilidade do bolsonarismo quando dividido

Aprovação sólida mantém Elmano favorito a mais de um ano da eleição

Brasil tem 37,8% de trabalhadores informais; Saiba o tamanho da formalidade e da informalidade no Ceará

Com Camilo ao lado, Lula transforma aniversário de 95 anos do MEC em ato político

Bolsonaro antecipa o jogo e aposta em Tarcísio para 2026

A polêmica anunciada no entorno do Aeroporto Pinto Martins

A derrota da aberração: quando a política encontra seus limites

Lula e Trump em rota de conciliação (ou será colisão?); Por Fábio Campos

MAIS LIDAS DO DIA

Ceará lidera inadimplência de aluguéis no país em agosto

Trabalho por aplicativos cresce 25,4% e atinge quase 1,7 milhão de brasileiros em 2024

Obituário: Lauro Chaves Filho (1948–2025)

O Nobel de Economia 2025 e a urgência de uma sociedade guiada pela ciência; Por Adriana Rolim