A participação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), na manifestação contra as PECs da Blindagem de parlamentares e da Anistia, neste domingo (21/09), em Fortaleza, ampliou a dimensão do movimento e mostrou um presidente do Legislativo se posicionando com clareza a respeito de uma questão que mexeu com o País.
Trajado de verde/amarelo, de forma a evitar a apropriação das cores da bandeira nacional por defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Poder Legistativo estadual foi contundente em relação às propostas aprovadas nesta semana pela Câmara dos Deputados, posicionando-se com protagonismo junto à classe política.
AQUI NÃO!
Romeu Aldigueri foi enfático ao anunciar para a multidão presente à Praia de Iracema que a PEC da Blindagem não tem qualquer possibilidade de ser estendida à Alece, pois trata-se de medida que sequer seria colocada em discussão entre os 46 parlamentares. Antes mesmo de passar pelo Senado Federal, a extensão das regras é cogitada por deputados estaduais do Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Mato Grosso.
A SEMANA PROMETE
Com um domingo em que o País esteve marcado por mobilizações sobre as decisões recentes da Câmara dos Deputados, a participação de Romeu Aldigueri na manifestação de Fortaleza deverá repercutir ao longo da semana. Mais uma vez, o líder da Alece deu o tom sobre os temas, o que certamente repercutirá entre os 45 colegas de parlamento nas próximas sessões da Casa. Ele já fizera dessa maneira em julho, ao encampar um manifesto suprapartidário contra o tarifaço aplicado ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – em parceria com Salmito Filho (PSB).