Empreendedores cearenses serão agraciados com Selo Sebrae de Qualidade Empresarial

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Cerimônia de entrega do Selo Sebrae de Qualidade Empreendedora 2024 – Foto: Sebrae/CE

O Sebrae/CE promove na próxima quinta-feira (13), no La Maison Buffet, em Fortaleza, a entrega do Selo Sebrae de Qualidade Empresarial aos pequenos negócios do setor de Serviços que se destacaram pela excelência na gestão e prestação de serviços aos clientes ao longo de 2025. A celebração reúne convidados, autoridades e representantes das empresas certificadas de todas as regiões do estado.

 

Nesta edição, 142 novas empresas serão agraciadas com a certificação que é válida para o biênio 2026/2027. Elas se somam às empresas certificadas em 2025, fazendo com que o Ceará chegue a um feito inédito em 2026categorias, tendo, ao mesmo tempo, 517 empresas cearenses com o Selo de Qualidade Empresarial válido.

 

Para Cattleya Rodrigues, analista da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE e gestora do programa, o número representa um marco relevante na qualificação e melhoria da competitividade das empresas no estado. “Ao conquistarmos a marca de 517 empresas certificadas, nós reforçamos o papel do Sebrae/CE na promoção da excelência, da sustentabilidade e da interiorização das boas práticas de gestão entre os empreendedores cearenses”, destaca.

 

Entre as 142 empresas a serem agraciadas com a certificação do Sebrae em 2025, 52 receberão o Selo Diamante; 49, o Selo Ouro; e 41, o Selo Prata. Além disso, 11 empresas que haviam conquistado o Selo Prata ou Ouro na edição anterior alcançaram agora a novas categorias, depois de passar por novo processo de certificação.

 

Interiorização e fortalecimento regional

 

Um dos grandes diferenciais do Selo Sebrae de Qualidade Empresarial é sua presença em todo o território cearense, com destaque para o crescimento expressivo da adesão de empresas localizadas no interior do estado. “Essa expansão representa um avanço no trabalho de interiorização conduzido pelo Sebrae/CE, levando práticas de excelência e inovação a negócios de diferentes portes e regiões”, afirma Cattleya.

 

Segundo ela, o fortalecimento do programa fora da capital também contribuiu para o aumento do número de empresas certificadas e para a consolidação de uma rede estadual de empreendedores comprometidos com a qualidade dos serviços ofertados.

 

“As empresas certificadas com o Selo Sebrae de Qualidade Empresarial ganham um importante diferencial competitivo no mercado, pois a certificação amplia o reconhecimento público de um trabalho bem-feito, sólido e com a confiança do consumidor”, reforça a gestora do programa do Sebrae.

 

Selo de Qualidade

 

A certificação nasceu para fortalecer as empresas cearenses e incentivar uma nova cultura de gestão, inovação e excelência em todo o estado. Há quase três décadas, o Selo representa o reconhecimento do esforço de quem trabalha para crescer de forma sustentável e competitiva. Criado em 1996, o programa pioneiro no país foi desenvolvido pelo Sebrae/CE e, ao longo dos anos, tornou-se referência nacional, tendo a sua metodologia replicada em outras unidades da federação.

 

O programa é voltado especialmente para micro e pequenas empresas dos segmentos de Alimentação fora do lar, Turismo e Lazer, Saúde e Bem-Estar, Transporte e Manutenção, Coworking e Comércio. Em cada uma dessas áreas, o Selo atua como um instrumento de transformação, estimulando a adoção de metodologias modernas de gestão e de práticas sustentáveis alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança).

 

As empresas participantes passam por um processo de diagnóstico e avaliação conduzido por consultores credenciados, que analisam o nível de maturidade do sistema de gestão em seis eixos: Gestão Estratégica, Melhoria e Inovação, Foco no Cliente, Operação, ESG e Biossegurança. A partir da pontuação obtida, as empresas podem ser certificadas nas categorias Prata (60% a 74% de pontuação), Ouro (75% a 89%) e Diamante (90% a 100%). O Selo tem validade de dois anos, com vigência de 2026 a 2027, período em que as empresas seguem acompanhadas e incentivadas a manter a cultura de melhoria contínua.

 

Além da certificação principal, o programa contempla o Selo Pet Friendly, voltado para reconhecer negócios que ampliam sua acessibilidade e acolhimento, considerando também os pets de seus clientes, uma iniciativa que reforça o compromisso com inclusão, bem-estar e experiência do consumidor.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

Conselho Nacional das ZPEs aprova cinco data centers de R$ 583 bilhões e consolida Ceará como Green Digital Hub do Atlântico Sul

Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

Série Protagonistas: Chagas Vieira, o interprete das ruas

MAIS LIDAS DO DIA

Morre Oswaldo Euclides de Araújo (1955–2025)

“Ei, esquerdistas! Trump roubou o seu jogo”, aponta artigo do The Times

Morre o empresário Roberto Proença de Macêdo (1944 – 2025)

STJ: Banco pode cobrar credenciadora por fraude com cartão de crédito

TST rejeita pedido de exumação de ex-funcionário e mantém condenação de empresa

Justiça condena hotel pet a indenizar casal por desaparecimento de cachorra

Justiça decreta falência da Oi e mantém operações sob administração judicial

Guimarães assume GTE nacional do PT e reforça caminho ao Senado pelo Ceará

Inflação de outubro tem menor resultado em 26 anos e IPCA desacelera para 0,09%