Fortaleza Empreendedora: conheça a inspiradora história de Ana Lúcia Mota na gestão da Cerbras

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Ana Lúcia Mota, em entrevista para o projeto “Fortaleza Empreendedora”

Ludovica Duarte
luduarte@focuspoder.com.br
No segundo episódio da websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram”, Ana Lúcia Mota conta como encarou o desafio de assumir a gestão da Cerbras, após o falecimento repentino do marido, Tarcísio Mota, apenas 4 anos após a fundação da fábrica. Os desafios nos primeiros anos de transição fizeram com que Ana Lúcia assumisse uma postura empreendedora a frente do negócio do marido, com profunda consideração por seus colaboradores e clientes. A empresária atribui o sucesso da empresa à família, aos funcionários e às diversas situações em que o acaso conspirou a seu favor.
No início, a inexperiência na administração da fábrica, problemas com desvios na empresa e a qualidade inferior da matéria prima da produção foram algumas das principais dificuldades que Ana Lúcia enfrentou quando, de maneira repentina, teve que assumir a gestão da fábrica. Em 1994, o empresário Tarcísio Mota morreu de um ataque cardíaco fulminante. Ana Lúcia, que na época já trabalhava com o marido, mas se negava a assumir o papel de gestora, confiou a administração da fábrica a uma equipe de colaboradores, que já trabalhava ao lado de Tarcísio, e a seu irmão Júlio César, que se prontificou em ajudar.
“Ana Lúcia, tu é dona também”, lembra o que o esposo dizia. Mas, ela não achava que tinha talento para gerenciar. Preferia ficar “observando” o trabalho do marido, que era muito centralizador. E, por ser muito observadora, aos poucos foi compreendendo os processos e, em 2000, assumiu a administração da empresa.
Sempre preocupada com seus colaboradores, no período de dificuldades, Ana Lúcia fez questão de reunir todos para informar que não iria abandoná-los e prometeu que “no dia que a fábrica melhorar, no dia que tiver lucro, vocês terão participação nos lucros”. E desde 2003 (com exceção de 2016 – um ano muito difícil) o compromisso com os colaboradores está sendo honrado.
“Eu fiz dos funcionários parceiros”, declara orgulhosa. Atualmente, a Cerbras possui 920 funcionários. Além do custeio de bolsas de estudo para os colaboradores, a fábrica bonifica-os com um 14º salário, resultado da participação nos lucros da empresa.
E foi a dedicação e lealdade dos funcionários que contribuíram para que a Cerbras começasse a superar a crise em 2001. Com a visão empreendedora de investir no colaborador, a fábrica passou a produzir mais e melhor. Ana Lúcia e a família investiram recursos próprios para honrar com os compromissos financeiros da fábrica. Identificou e eliminou os casos de desvio na empresa e investiu na qualidade dos produtos, no aperfeiçoamento dos processos de produção.
A Cerbras iniciou em 1990, produzindo 120.000m²/por mês de cerâmica. Hoje, possui cinco linhas de produção, com fabricação diária de cerca de 93.000m de cerâmicas e porcelanatos. Neste ano, está ampliando seu mix de produtos, investindo em um novo tipo de cerâmica polida. A fábrica já exporta para mais de 30 países, integrando o ranking das 10 maiores empresas do Brasil no segmento.
Ana Lúcia Mota divide a gestão da empresa com os três filhos, Ticiana, diretora administrativa, Felipe, diretor financeiro e de logística, e Mariana, diretora industrial e de marketing. A Cerbras já está na terceira geração da família Mota.

O projeto “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram” é uma realização do Focus.Jor, com a direção geral de Fábio Campos, produção de Ludovica Duarte, roteiro de Carol Macêdo, filmagem e edição da ADJETIVA Vídeo Branding e apoio da Prefeitura de Fortaleza e Libercard, com apoio cultural da Assembleia Legislativa e Fundação Capistrano de Abreu.
Leia mais
+Assista ao primeiro episódio da websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram”
+Fortaleza Empreendedora: conheça a história de Severino Ramalho Neto que, de um momento desafiador, despertou para o empreendedorismo
+Severino Neto conta sua trajetória na estreia da série “Fortaleza Empreendedora”, nova produção do Focus.jor

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

MAIS LIDAS DO DIA

Anvisa discute regras para produção de cannabis medicinal no Brasil

Fim da escala 6×1 pode ser votado ainda no primeiro semestre, diz Boulos

Intimação por WhatsApp não autoriza prisão por dívida de pensão alimentícia, decide STJ

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

Exercícios de trigonometria política; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Quando a toga passa a governar; Por Gera Teixeira

BNDES injeta R$ 233 milhões no maior data center do Nordeste e reforça a vocação digital do Ceará

Associação de psicologia questiona no STF a renovação automática da CNH