Átila Varela
atila@focuspoder.com.br
Fortaleza vai ganhar mais um empreendimento do segmento de supermercados atacadistas. Seria mais um entre tantos se não levasse o batismo de Romcy, ícone do comércio que remete à memória afetiva do cearense com mais de 40 anos de idade. A unidade não é ligada à família Romcy, cujo o slogan “Barato todo dia” também está sendo usado pelos empreendedores do novo negócio em um vídeo que anuncia o projeto.
Fontes afirmaram ao Focus que um dos proprietários é um empresário do setor supermercadista. Outro sócio seria dono de uma fábrica de pães. A loja está em obras no bairro José Walter, na Avenida I. Terá área de alimentação, estacionamento e “grande capacidade de armazenamento e movimentação de cargas”.
Uma pessoa ligada ao grupo Romcy também informou que os empresários estão usando de maneira indevida o nome e o lema da companhia. Segundo ela, a família entrará com um processo e chamou de “oportunista” os responsáveis pelo negócio.
O verdadeiro Romcy
O grupo Romcy S/A possuía 12 lojas entre supermercados e hipermercados. 11 estavam localizadas em Fortaleza e uma unidade ficava baseada em Maracanaú. Dentre as novidades no fim da década de 1980, era o cartão de crédito próprio, rano em que o grupo foi um dos pioneiros.
Em 1990, o Romcy pediu concordata. À época, tinha mais de 1.700 funcionários e gerava quase 3 mil empregos indiretos. Os mais emblemáticos “Romcys” eram o Planalto (se transformou em Hiper), Aldeota (na Antônio Sales), Montese (virou Extra), além do Monte Castelo (que abriga a matriz da Expresso Guanabara). Havia também o Romcy Benfica. O local foi vendido para a construção do atual Shopping Benfica.
Curiosidade: a loja Romcy Aldeota, inaugurada em 1975 e com 14 mil metros quadrados de área, foi uma das primeiras do Nordeste a funcionar com computadores.
Abaixo, o projeto do novo empreendimento: