A nova jovem advocacia. Por Luccas Conrado

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Luccas Conrado é advogado, sócio do escritório PBS Advogados Associados e Presidente Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Regiões do Ceará

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

O fenômeno cíclico de renovação natural dos quadros da advocacia é o combustível essencial para a formação de profissionais com novos olhares para diversas temáticas que envolvem o mundo jurídico. Não se desconhece, ainda, que esse processo de formação é composto por uma série de fatores, essenciais para a maturação de um bom advogado, o qual necessita vivenciar situações práticas com a devida expertise que somente um causídico mais experiente possui.

O mundo mudou e na advocacia não foi diferente. Todos ainda vivem em meio às constantes transformações provocadas pelo cenário pandêmico.

Propriamente falando sobre o profissional advogado, vê-se hoje novas formas de atuação, novas áreas, novos recursos tecnológicos, novas demandas de clientes e advogados. Assim, consequentemente, se mostra patente a necessidade de se posicionar frente aos riscos que a prestação jurisdicional possa sofrer.

A ausência de maior experiência e a falta de contato diário com a prática do profissional advogado resulta em casos que demandam a intervenção de uma entidade de classe. Essa intervenção decorre da essencialidade de orientar os jovens advogados para os percalços enfrentados no dia a dia, fato que, lamentavelmente o curso de direito puro e simples não detém condições de entregar. O associativismo surge com força justamente nas lacunas deixadas pela representação de entidade de classe, além de pontos a serem preenchidos em razão de uma formação incompleta do jovem advogado.

Assim, a AJAFORTE, uma associação criada no ano de 2009, mostra-se como entidade de defesa primordial à atuação dos jovens advogados e que possui diversos mecanismos de auxílio ao advogado em início de carreira, além de proporcionar, através de seu projeto AJAFORTE nas Universidades, um contato inicial com os futuros operadores do direito.  Além disso, não se pode olvidar que o fortalecimento do trabalho de uma associação requer a implementação de sólida e respeitosa política institucional e, sobretudo, um diálogo incessante com os órgãos que compõem toda a estrutura dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Justamente desta comunicação em via de mão dupla, poderá ser fortalecida desde a estrutura de trabalho da classe defendida, como desenvolvidas políticas de trabalho necessárias não somente para a advocacia, mas à população em geral – cabendo mencionar o exemplo da repressão à violência sofrida pela mulher, especialmente à advogada.

Portanto, a AJAFORTE traz aos jovens advogados e advogadas uma nova direção, que prezará, primordialmente, pelo fortalecimento do grupo recém ingresso na advocacia, destacando o desenvolvimento de projetos que os auxiliem no exercício da profissão, bem como fortaleçam relações públicas e privadas de forma harmônica, solidificando não só a advocacia, mas todo o sistema de justiça.

Ao final, registro o convite a todos os colegas advogados e advogadas, sociedade civil, integrantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, para a posse da nova diretoria, evento que se realizará na próxima terça-feira, 08 de novembro de 2022, às 19 horas, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza.

Leia Mais
+ Ajaforte empossa nova diretoria nesta terça-feira, 8

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

MAIS LIDAS DO DIA

CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção 

STJ autoriza busca de bens sem ordem judicial específica

Receitas da rede privada podem valer no SUS em Fortaleza

Dívida Pública Federal deve chegar a até R$ 10,3 trilhões em 2026, diz Tesouro

Paraná Pesquisas: Lula lidera 2026; segundo turno aponta empate técnico

Mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana fecha 2025 com VGV de R$ 8,7 bilhões

Banco Central mantém Selic em 15% ao ano e sinaliza corte em março

Posse do presidente e dos governadores terá novas datas a partir do próximo mandato

TRE-CE confirma cassação de vereador Luiz Paupina por fraude à cota de gênero