Por Fernando Férrer
Uma data especial, Onze de Agosto, dia do Advogado, urge, refletirmos sobre o significado dessa data. Os últimos anos trouxe grandes reflexões e tevê um significado distinto para nossa profissão, que, precisa se adaptar à nova realidade.
Estamos na linha de frente da Justiça, uma tarefa nada fácil, atuando nesses momentos tão difíceis, adequando tantas mudanças necessárias: Honorários reduzidos; suspensão de prazos processuais; audiências virtuais; limitação no contato com clientes e no acesso a documentos essenciais; aumento no número de ações e processos, principalmente na área trabalhista; e discussões sobre a vigência de legislações.
Essa pandemia está demandando uma remodelação das relações e formas de trabalho no meio jurídico. A classe tem mostrado o seu valor para a sociedade em diversas áreas, especialmente no Direito Trabalhista, nossa área de atuação especifica, a mais movimentada, devido às novas normas e muitas demissões.
Não sabemos exatamente quando retornemos à normalidade, uma situação atípica que tem deixado marcar irreversíveis, uma delas a inevitabilidade do “escritório digital”, o que era uma alternativa ou um estilo de vida, agora é uma necessidade. Com todas essas mudanças rápidas dos últimos tempos, temos que amar nossa profissão, é uma vocação. Constantemente, temos que estar antenados às novidades de mercado, saber lidar com gestão de escritório e marketing, aptos a lidar com a tecnologia dos processos eletrônicos, aprofundar as jurisprudências dos Tribunais Superiores, das novas leis, novas MPs; e ainda, acompanhar à nova Reforma Trabalhista, ou seja, temos que estudar sempre, se atualizar, se especializar, para poder defender o cliente, com todo o suporte da segurança jurídica.
Felizmente, o advogado moderno não busca a competitividade com o profissional adverso, mas sim a parceria para a construção de uma sociedade melhor. Ultrapassamos todas as fronteiras do preconceito na labuta no exercício da profissão, sem perder de vista os ideais de justiça e fraternidade. O nosso papel fundamental é participar cada vez mais da vida do País, lutando pela igualdade social.
Por fim, desejamos os parabéns a todos os advogados que, diante dos inúmeros desafios colocados a cada dia, permanecem norteados pelo senso de justiça, direito e cidadania, e com amor salutar e inarredável da profissão.