Aéreas Azul e Gol cortam o serviço de bordo: só água e ainda tem que pedir

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Pressionadas pelos custos elevados, as companhias aéreas Gol e Azul reduziram a oferta de serviços durante os voos, como lanches e bebidas gratuitas, aponta o Valor Econômico. A decisão é mais um reflexo da inflação dos alimentos, da alta do dólar e do impacto do combustível de aviação. Por outro lado, a Latam, com caixa mais saudável após a recuperação judicial, segue oferecendo serviços menos incompletos, competindo para ser a preferida dos passageiros.

A verdade sobre os cortes

Gol: Desde janeiro, a companhia passou a suspender os lanches gratuitos em voos de menos de uma hora. Apenas água está disponível… se o passageiro pedir.

Azul: Também cortou os “lanches” ilimitados, oferecendo quantidade reduzida de itens. Mas, ao contrário da Gol, ainda oferece um serviço simples, mais “amigável”, ao menos por enquanto.

A Latam noutro papel
Enquanto isso, a Latam mantém seu status de “experiência aprimorada”, investindo em pratos assinados por chefs sul-americanos e lançando o programa Sabor à Brasileira. Parece que, mesmo com os desafios, a Latam ainda acredita que oferecer algo mais caro e “gourmet” vai manter os passageiros felizes.

A realidade dos números
O “yield” (preço pago por passageiro para voar um km no Brasil) das aéreas caiu, com a Azul registrando uma queda de 6,3% em 2024. A Gol, por sua vez, teve um pequeno aumento de 0,25%, mas, no geral, ambas veem seus custos elevados e suas margens competitivas. 

Resumindo
O impacto da inflação global e o aumento dos custos estão reformulando o serviço das aéreas. Com uma moeda instável, combustíveis caros e a pressão da concorrência, o que resta para os passageiros? Água. E olhe lá.

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