O fato: O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), foi eleito no segundo turno das eleições em Fortaleza. Logo, há uma movimentação nos bastidores para definir quem irá liderar o Legislativo nos próximos anos. No momento, cinco nomes estão sendo considerados.
Saiba mais: Importante destacar que a formação da nova Mesa Diretora deverá se tornar mais clara à medida que avançam as negociações partidárias para outros cargos importantes. A indicação dependerá de uma articulação entre as principais lideranças do atual grupo governista.
Confira os nomes que disputam a Alece:
Fernando Santana (PT)
O vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana é próximo do ministro Camilo Santana. Sua indicação para liderar a Casa teria um apoio do ex-governador. Recentemente, Fernando perdeu as eleições em Juazeiro do Norte.
Romeu Aldigueri (PDT)
Como líder do governo na Assembleia, Romeu Aldigueri conta com a indicação do atual governador Elmano de Freitas para o cargo.
Sérgio Aguiar (PDT)
Sérgio Aguiar já tentou assumir a presidência da Casa no passado. É uma das preferências do senador Cid Gomes (PSB) para o cargo.
Salmito Filho (PDT)
O secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Elmano já presidiu a Câmara Municipal de Fortaleza em três mandatos. Caso retorne à Alece, o primeiro suplente, Bruno Pedrosa, teria que deixar o cargo. A partir disso, Elmano colocaria outro nome de seu arco de alianças para assumir o vaga deixada por Salmito.
Osmar Baquit (PDT)
Baquit faz parte da atual Mesa Diretora e tem bom relacionamento com o grupo governista.