O fato: O deputado estadual Fernando Santana (PT), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), foi escolhido, na última sexta-feira, 8, pelo bloco governista como candidato à presidência da Casa. Fernando disputou Juazeiro do Norte nas eleições de outubro, mas foi derrotado por Glêdson Bezerra, o primeiro prefeito que conseguiu ser reeleito no município.
Saiba mais: A decisão foi tomada após uma reunião entre o cearense, o governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PT). Evandro assume a prefeitura da Capital cearense em 2025.
A disputa: Além de Fernando Santana, outros parlamentares também foram mencionados como possíveis candidatos à presidência, incluindo o líder do governo, Romeu Aldigueri (PDT). São eles: o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho (PDT) e os deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Osmar Baquit (PDT).
Salmito: Salmito Filho (PDT), um dos candidatos, confirmou seu interesse pelo cargo. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, seria uma honra. “Em relação à eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia, mantenho uma boa e respeitosa relação com todos os colegas deputados, servidores e assessores, e tenho grande vontade de presidi-la no biênio 2025/2026”, começou. A declaração foi dada ao O Povo.
Alece: Descubra os candidatos que buscam liderar o Legislativo
“Tenho muita vontade”, diz Salmito Filho sobre a presidência da Alece