André e Evandro: veja o que dizem pesquisas do segundo turno em Fortaleza

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: Pesquisas eleitorais sobre o segundo turno das eleições em Fortaleza mostram empate técnico entre o deputado federal André Fernandes (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), Evandro Leitão (PT).

É isso o que apontam os últimos levantamentos da AtlasIntel, Datafolha, Quaest, Real Time Big Data e Paraná Pesquisas divulgados nos últimos dias. A indefinição entre os dois leva até a cenários em que os dois estão numericamente iguais.

É a eleição mais polarizada entre apoiadores do presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro no Nordeste. 

Veja o que diz cada pesquisa:

AtlasIntel: André 51%,  Evandro 49%

A pesquisa Focus Poder/AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira, 17, mostra o candidato do PL, André Fernandes, liderando a corrida pela prefeitura de Fortaleza, com 51% dos votos válidos. O candidato do PT, Evandro Leitão, está logo atrás, com 49%. Vale ressaltar que os votos válidos não incluem brancos e nulos.

A pesquisa foi realizada na sequência da semana em que o Partido Liberal, sob a liderança de André, recebeu adesões significativas de membros do PDT, incluindo o ex-prefeito Roberto Claudio, o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim, e outros vereadores eleitos. O apoio de pedetistas ocorre após a derrota do prefeito Sarto, que ficou em terceiro lugar, de fora do segundo turno.

Adicionalmente, o levantamento ocorreu durante um grande evento em que o presidente Lula, acompanhado do ministro Camilo Santana e do governador Elmano, participou de um ato na Praça do Ferreira. O encontro de membros do Partido dos Trabalhadores também foi marcado pela presença da ex-prefeita Luizianne Lins, que declarou, em definitivo, seu apoio ao candidato Evandro.

Vale destacar que a liderança petista se ausentou da campanha durante o primeiro turno para se concentrar em Caucaia, onde Catanho (PT) disputa o segundo turno. Essa decisão foi influenciada por uma votação interna nas lideranças do partido, que optaram por Evandro, levando a deputada federal a retirar seu nome da disputa.

Metodologia:

Quaest: André tem 43% e Evandro, 43%

Última pesquisa divulgada sobre a disputa em Fortaleza, a Quaest mostra tudo igual entre André e Evandro – ambos têm 43% das intenções de voto. Os eleitores que não souberam responder representam 4% e os que declararam voto nulo ou branco somam 10%

A pesquisa Quaest, contratada pela TV Verdes Mares, foi realizada presencialmente com 900 pessoas de 16 anos ou mais em Fortaleza, entre os dias 15 e 17 de outubro e tem margem de erro de três pontos porcentuais para cima e para baixo. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-01540/2024.

Na pesquisa de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, André aparece com 39% das intenções de voto e Evandro Leitão, 35%. Indecisos representam 21% e os que disseram que pretendem votar nulo, branco ou que não vão votar são 5%.

Datafolha: André tem 45% e Evandro, 43%

O Datafolha também indica empate técnico entre os dois nomes na disputa pelo segundo turno em Fortaleza. Segundo o instituto, André tem 45% das intenções de voto ante 43% de Evandro. Outros 4% dos eleitores de Fortaleza pretendem votar em branco ou nulo e outros 8% estão indecisos.

A pesquisa do Datafolha tem margem de erro de três pontos porcentuais para cima ou para baixo e foi contratada pelo jornal O Povo e ouviu 826 eleitores de Fortaleza entre os dias 15 e 17 de outubro. O índice de confiabilidade é de 95% e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-01856/2024.

Paraná Pesquisas: André tem 47,6% e Evandro, 44,4%

A Paraná Pesquisas também mostra André numericamente à frente, mas também em cenário de empate técnico. Neste levantamento, ele tem 47,6% das intenções de voto ante 44,4% de Evandro. Brancos, nulos e aqueles que não votariam somam 4,8%. Não sabem ou não responderam são 3,3%.

A Paraná Pesquisas tem margem de erro de 3,5 pontos porcentuais e ouviu 800 eleitores entre os dias 13 e 16 de outubro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE com número CE-03006/2024.

Na pesquisa espontânea, André também aparece numericamente à frente, mas com uma vantagem menor, com 36,5% das menções. Evandro foi citado por 35,8% dos entrevistados. Nesse cenário, brancos, nulos e aqueles que não vão votar somam 3,8%. Não sabem ou não responderam são 23,5%. Outros nomes foram citados por 0,5% dos eleitores.

O levantamento também questionou os eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. O petista aparece na frente com 48,5% de rejeição enquanto o candidato do PL é rejeitado por 44,4% dos entrevistados. Para 48,8% dos eleitores de Fortaleza, André deve vencer a disputa. Outros 39,9% acreditam que Evandro deve ganhar no segundo turno. Não sabem ou não responderam são 11,4%

É a segunda pesquisa feita pelo Paraná Pesquisas após o primeiro turno. Na primeira, divulgada em 11 de outubro, André tinha 48,1% das intenções de voto, e Evandro, 43% – outro empate técnico dentro da margem de erro de 3,5 pontos porcentuais.

Real Time Big Data: André e Evandro têm 45%

Pesquisa Real Time Big Data segue o cenário de todos os demais levantamentos e mostra mais um novo empate entre Evandro e André. Neste caso, ambos aparecem com os mesmos 45% das intenções de voto. Outros 6% dos eleitores de Fortaleza pretendem votar em branco ou nulo, e 4% não sabem ou não responderam.

A pesquisa da Real Time Big Data foi contratada pela Record TV e ouviu 1.000 moradores de Fortaleza entre os dias 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número CE-07058/2024.

Datafolha Fortaleza, segundo turno: André 45% x Evandro 43%

Quaest Fortaleza, segundo turno: André e Evandro empatados com 43%

Paraná Pesquisas Fortaleza: André 47,6% x Evandro 44,4%

Pesquisa Focus Poder/AtlasIntel votos válidos: André 51% x Evandro 49%

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

Direita e centrão tomam capitais e empurram esquerda para o isolamento

“Inspetor Zambelli”, zonas de classe média e “envelhecimento” de André fizeram a diferença pró-Evandro

MAIS LIDAS DO DIA

Palavra por palavra. Por Angela Barros Leal

Academia confirma ‘Ainda Estou Aqui’ como elegível ao Oscar

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

André Fernandes rejeita apoio ao PT na eleição para a CMFor: “Não é uma opção”

Até o final de ano, Centro de Fortaleza contará com 246 agentes para reforço na segurança

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

A construção da opinião pública; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Cesta básica: Fortaleza lidera alta no Nordeste em outubro