Anotações: a nova pesquisa Focus/AtlasIntel (parte 1); Por Emanuel Freitas

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O quadro da evolução das intenções de votos de dezembro até hoje na pesquisa FocusPoder/AtlasIntel

O que aconteceu: Na noite desta quinta-feira , 05, o Focus Poder tornou público (veja aqui) o resultado da nova pesquisa AtlasIntel de intenção de votos para a Prefeitura de Fortaleza, com amostra total de 1.211 respondentes. Foi a primeira pesquisa divulgada após o início do HGPE na TV e no rádio. Portanto, já com parte considerável dos eleitores da capital conscientes de que o tempo da política, finalmente, chegou. Nela, uma disputa embolada, aos moldes do que aconteceu na sucessão de Juracy Magalhães, há mais de vinte anos. Agora, André Fernandes, Evandro Leitão, Wagner Sousa e José Sarto disputam a possibilidade de enfrentarem-se no segundo turno.

A saber: A pesquisa deu mostras do potencial (ainda aberto?) de crescimento de intenção de votos de Evandro e André, que partiram, respectivamente, de 13 e 14% em dezembro para 23% em agosto, alcançando 24 e 25% agora. Por sua vez, Wagner, que alcançara 29 e 20% nas duas últimas pesquisas, teve uma leve recuperação (com 28%), dando mostras de sua resiliência/competitividade. A má notícia, de fato, é para o prefeito Sarto, que apenas cai desde a primeira pesquisa (tinha 26, foi a 22 e agora chegou a 19%). Os famigerados “nanicos” continuam onde estão, no segundo pelotão da disputa,

Por que importa: Pesquisas eleitorais formam um complexo importantíssimo nas eleições desde a redemocratização, que inclui, além delas: entrevistas com candidatos, debates televisivos, campanha de rua e, agora, as redes sociais. Mesmo aquelas candidaturas que rejeitam-nas discursivamente, fazem usos de seus resultados para as estratégias e táticas a serem tomadas. O caso do PL é exemplar: é exatamente o espectro político que diz nelas não acreditar, pois a pesquisa real “é o povo”; mas, tem feito largo uso do bom desempenho de seu candidato nas pesquisas divulgadas.

Visão adicional: Caso o crescimento dos candidatos do PL e do PT se concretize nas próximas pesquisas, incluídas as duas da AltasIntel que ainda sairão até o sábado de véspera da eleição, é de se esperar que a nacionalização se imponha por aqui, em termos de gramática da disputa. Ou seja: a agenda que importa, a dos problemas da cidade, cederá confortavelmente lugar ao imaginário interpelado a identidade de “candidato de Lula” ou de “candidato de Bolsonaro”. Extrema-direita, de um lado, petismo, de outro, circularão, assim, como categorias acusatórias que poderão produzir um voto de “rejeição” bem mais do que um voto prospectivo naquele que deverá gerir Fortaleza.

Vá mais fundo: Correndo por fora, Sarto e Wagner poderão encenar a terceira via na capital? Digno de nota é o fato de que, quando simulam-se segundos turnos dentro do mesmo espectro (direita, com Wagner e André, ou esquerda, com Leitão e Sarto), temos o maior índice de votos brancos ou nulos: 34%, no primeiro caso, 29% no segundo. Em outras palavras: Fortaleza nem é de esquerda nem de direita, estando cada espectro político dependente de alianças ou da rejeição do seu oponente.

Leia também: A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

O que vem a seguir: As campanhas alinharão estratégias de acertos para a reta final deste primeiro turno. O crescimento de Evandro com a trindade Lula-Camilo-Elmano tornará necessária a presença de Luizianne em seu palanque? O estilo zoeiro de Sarto produzirá os efeitos esperados àquilo que deveria ser uma prestação de contas de sua gestão? André persistirá com o estilo homem sério a tomar o lugar do jovem aguerrido pelo qual é conhecido? E Wagner, sem padrinho e sem grupo, levará a cabo que estratégia para se manter competitivo e garantir sua terceira vez consecutiva num terceiro turno em Fortaleza?

Emanuel Freitas da Silva é articulista do Focus Poder, professor adjunto de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

A liminar que silencia o cidadão. Por Gabriel Brandão

Por que o data center do TikTok no Pecém pode redesenhar a economia do Ceará

Governo projeta 3 milhões de moradias do Minha Casa, Minha Vida até 2026

Ceará amplia liderança nacional na produção e geração de valor na indústria de calçados

BNDES aprova R$ 200 milhões para nova etapa do eVTOL da Eve, subsidiária da Embraer

Governo revisa decreto da educação especial após pressão no Congresso

Lula acerta ao dar Incentivo ao bom motorista com CNH renovado automaticamente