O fato: 180 servidores públicos foram demitidos da prefeitura de Fortaleza e da Câmara Municipal (CMFor), conforme divulgado no Diário Oficial.
Apoio ao PT: As exonerações ocorreram após a saída de secretários da prefeitura que manifestaram suporte a Evandro Leitão (PT) no segundo turno, enquanto o prefeito Sarto (PDT) não está na disputa.
Entre os secretários exonerados estão Francisco Ibiapina, de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e Rennys Frota e Pedro França, executivos das Regionais 2 e 3.
Servidores: Alguns dos servidores, inclusive, alegam que essas exonerações são resultado de uma perseguição política, devido às suas manifestações de apoio a Evandro, em vez de André Fernandes (PL). Embora Sarto tenha se posicionado como neutro na eleição para a prefeitura, ele demitiu apenas aqueles que apoiaram o candidato do PT.
Números: Foram registradas 156 exonerações relacionadas à prefeitura, todas de cargos comissionados. Além desses, 24 assessores parlamentares foram demitidos, completando 180 no total.
Camilo critica Sarto após demissão de secretários que apoiaram Evandro