O fato: Após ser responsabilizado por diversos eleitores da direita em seu perfil no Instagram por ter influenciado na derrota de André Fernandes (PL) no segundo turno em Fortaleza, o vereador Inspetor Alberto (PL) publicou uma nota, assinada por ele e um escritório de advocacia, na qual tenta esclarecer o ocorrido em um vídeo onde aparece maltratando um porco.
Entenda: No vídeo, o bolsonarista, apoiador e aliado de André Fernandes (PL), pega o animal e o arrasta pelo chão, enquanto o mesmo fica grunhindo de dor.
Saiba mais: O cearense puxa o porco pelas orelhas e grita: “Você vai para a panela”. Em seguida, olha pra câmera e ameaça: “Leitão, seu desgraçado. Dia 27 você vai pra panela. Me aguarde. Eu vou comer você bem assadinho. Seu bosta”.
Importante pontuar que o bolsonarista, no começo da última semana, em ato pró-André, também se exaltou e xingou o candidato Evandro. As imagens gravadas foram compartilhadas nas próprias redes sociais do vereador. “Leitão, filho da puta. Tu vai pra churrasqueira”, disse o bolsonarista no vídeo.
O vídeo: O conteúdo gerou grande repercussão nacional, resultando em centenas de postagens de repúdio de personalidades políticas, a abertura de um inquérito policial e o registro de boletins de ocorrência contra o parlamentar. Segundo o vereador, ele “não teve nenhum intuito de causar dor ou desprezo ao animal”, apesar de ter sido revelado nas imagens justamente o contrário.
Confira um trecho do documento: “Inicialmente, esclareça-se que o contexto da situação está inserido em um dia em que o vereador Inspetor Alberto se encontrava em um sítio-fazenda. Na ocasião, ele transferia o animal de um lugar para outro e, durante esse trâmite, aproveitou e proferiu algumas palavras no bojo do cenário político que circunda o Município de Fortaleza, reforçando-se que a conduta foi realizada sem nenhum intuito de causar dor ou desprezo ao animal, bem como que, em momento algum, o trato com o animal se deu única e exclusivamente para a gravação de vídeo”.
Inspetor Alberto agride um porco e ameaça, mais uma vez, Evandro Leitão
A internet não perdoa: Confira os principais memes do segundo turno em Fortaleza