Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

As perguntas certas – Notas sobre uma eleição; Por Ricardo Alcântara

COMPARTILHE A NOTÍCIA

A importância de fazer perguntas

Por Ricardo Alcântara
Articulista do Focus

No vôlei eleitoral de Fortaleza (uma metáfora), o bolsonarismo levanta, mas não corta: com um agrupamento evangélico bem articulado, mas vinculado a uma liderança rejeitada por 61% dos eleitores (DataFolha), o candidato do PL, André Fernandes poderia até provocar um aborto no projeto do Capitão Wagner, seu vizinho no condomínio conservador, mas sua condução ao segundo turno é uma quimera.

O Capitão Wagner pretendia sair à francesa do reduto bolsonarista, mas o movimento radical se antecipou a ele com o bem sucedido lançamento de André Fernandes e tratou de cassar sua carteirinha de sócio. O desafio do capitão é repor tais perdas eleitorais buscando conquistar o antipetismo moderado. Seu problema: as barricadas do antipetismo moderado com que ele flerta estão, em boa parte, nos bairros mais abonados, onde seu nome penetra menos. Pode dar certo: com 30% de intenções de votos na largada, ele tem uma gordurinha para queimar. Mas, como alguém já disse, “essa estória de ficar trocando de torcida não costuma terminar bem”. A ver.

Já o prefeito José Sarto lida com uma equação diferente: máquina x impopularidade. Sobre este, vale lembrar que gestões costumam obter, em maior ou menor medida, melhores índices de aprovação no curso da campanha de televisão, mas o trunfo principal do prefeito – concreto, tangível, mensurável – é a capilaridade de sua rede de distribuição de favores que começa num vereador e acaba no bodegueiro que vende fiado lá na esquina. É o que os analistas políticos levam em conta quando cogitam que a luta no primeiro turno é para saber quem disputaria com ele o segundo. É o senso comum. Mas o senso comum não goza de muito prestígio na conjuntura eleitoral da Fortaleza deste ano.

Por seu lado, o candidato do Lulismo se guarda “pra quando o carnaval chegar”: a massificação televisiva de setembro. Evandro Leitão não oferece à questionada gestão de Sarto o contraponto de nenhuma experiência administrativa de peso relevante. Tampouco tem identidade com a militância de base e simpatizantes mais mobilizados do PT de Fortaleza. Não é um candidato curricular, nem de base. Mas é o candidato de Lula. De Camilo e Elmano. Isto é, na candidatura, o projeto é maior que o candidato e sua sorte está lançada nos dados da transferência de votos, enquanto nosso Vozão afunda nos desmandos inconfessos dos incompetentes a quem ele confiou o brilhante legado que lhe garantiu notoriedade.

Como se pode ver, a coisa não está fácil pra ninguém e só os muito mal informados estão distribuindo certezas quando, no momento, mais do que apressar respostas, é preciso fazer as perguntas certas.

PS: Não foi por esquecimento que nada comentei sobre Eduardo Girão: este é candidato de si mesmo. Nada o cerca, senão a possibilidade de atrapalhar a votação dos outros candidatos de direita – o que pode vir a ser, ironicamente, até decisivo numa eleição apertada.

Ricardo Alcântara é escritor, publicitário, profissional do marketing político e articulista do Focus.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

Cazuza inédito: livro revela 27 poemas do cantor que morreu em 1990

Musk dribla bloqueio determinado por Moraes e x volta a funcionar no Brasil

X afirma que restauração da rede social no Brasil foi ‘involuntária’

Corte de juros nos EUA veio um pouco atrasado, diz Haddad

Dólar cai para R$ 5,46 após redução de juros nos EUA

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

CW 26%, Sarto e André 21%, Evandro 18%, diz Pesquisa Ideia