
O fato: Micro e pequenas empresas (MPEs) interessadas em sair do aluguel comercial podem financiar a compra de imóveis próprios por meio do Banco do Nordeste (BNB). Ao todo, estão disponíveis R$ 5,6 bilhões em crédito com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Quem pode acessar: Empresas com mais de 12 meses de funcionamento, registradas em municípios da área de atuação do BNB — que inclui os estados do Nordeste e partes de Minas Gerais e Espírito Santo.
Condições do financiamento:
-
Valor máximo do imóvel: até R$ 4,3 milhões
-
Prazo total: até 15 anos
-
Carência: até 4 anos
-
Recursos com taxas subsidiadas e possibilidade de bônus de adimplência
Vantagem econômica: Segundo o diretor de Negócios do BNB, Vandir Farias, a linha reduz custos em relação a financiamentos tradicionais. “Na prática, o empresário deixa de pagar aluguel e passa a investir em um ativo da própria empresa, com mais segurança jurídica e possibilidade de uso futuro do imóvel como garantia”, afirma.
Regras do imóvel: Para ser financiado, o imóvel precisa:
-
Estar em boas condições de conservação
-
Ter área total (terreno + edificação) de até 10 mil m²
-
Estar em perímetro urbano, com infraestrutura mínima de água, energia elétrica e arruamento
Uso exclusivo: O imóvel pode ser novo ou usado, mas deve ser destinado exclusivamente à atividade econômica da empresa, conforme explica o superintendente de MPE e Pessoa Física do BNB, André Bernard Lima.
Restrições: O vendedor do imóvel não pode ser sócio nem ter parentesco até o segundo grau com os sócios ou administradores da empresa tomadora do crédito.
Em síntese: A linha amplia o acesso das MPEs ao patrimônio imobiliário próprio, reduz despesas recorrentes com aluguel e reforça o papel do BNB como agente de desenvolvimento regional e apoio ao pequeno empreendedor.






