Um inédito pedido de empréstimo para o Tribunal de Justiça via Governo do Ceará recebeu elogios da direção do BID durante a reunião que o aprovou. O representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, Mariano Lafuente, disse o Programa de Modernização do Judiciário do Ceará, Promojud, recebeu comentários positivos dos representantes de diversos países, como USA, Canada, Japão, Argentina, Venezuela, Paraguai, Itália, França, Colombia, Mexico e outros. “Todos gostaram muito da inovação, da equidade de gênero e de priorizar a melhora da gestão na Justiça”, disse.
São 35 milhões de dólares para a implantar o Programa que será dividido em duas frentes: “governança e gestão judiciária” e “transformação”, sendo esta última o destino de 80% do aporte, com foco na inteligência artificial para melhorar a prestação de serviço aos usuários da Justiça.
O TJCE é o primeiro Tribunal do país a fazer um acordo do tipo e receber financiamento internacional para modernização. Em janeiro passado, o governador Camilo Santana e o então presidente do Tribunal de Justiça, Washington Araújo, assinaram o documento de cooperação técnica que possibilitou o empréstimo.