O fato: A BMW anunciou, nesta sexta-feira (4), que investirá R$ 1,1 bilhão no Brasil ao longo dos próximos quatro anos. O montante será destinado à modernização da fábrica de Araquari (SC) e ao fortalecimento das áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), com foco na introdução de novos modelos e tecnologias no país.
Contexto: O anúncio foi feito durante um evento da BMW em São Paulo, com a presença de Milan Nedeljković, membro do conselho de administração da companhia, e Maru Escobedo, presidente-executiva do BMW Group para a América Latina. Nedeljković destacou que o investimento será utilizado para aprimorar as tecnologias da fábrica de Araquari, preparando-a para a produção de novos modelos nos próximos anos. Além disso, será ampliado o escritório de engenharia local, que atua em conjunto com a equipe global de P&D.
Essa expansão reforça o compromisso da montadora com o mercado brasileiro, que já havia sido sinalizado com o aumento de 10% na produção da planta catarinense no final do ano passado, elevando a produção para 11 mil veículos anuais. A fábrica em Araquari atualmente produz o BMW Série 3 e os SUVs X1, X3 e X4, e, nas próximas semanas, passará a fabricar o SUV X5 híbrido plug-in.
Desdobramentos: O investimento da BMW no Brasil segue a tendência de outras montadoras que também estão ampliando seus aportes no país. Em 2024, a soma dos investimentos do setor automotivo já supera os R$ 100 bilhões, com aportes de empresas como BYD, Stellantis, General Motors, Hyundai e Scania. A decisão da BMW de produzir o X5 no Brasil se deve ao sucesso do modelo no mercado nacional, alinhando a estratégia de produção à demanda local.