Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Na década de 1960, o Reitor Antonio Martins Filho (esq.) recebendo o filósofo existencialista francês, Jean-Paul Sartre e sua esposa, a também filósofa simbolo mundial do feminismo, Simone de Beauvoir (centro). Na foto, também estão Milton Dias e Fran Martins (dir.) (Foto: Acervo do Museu de Arte da UFC)

O bom senso prevaleceu e o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiu em sessão extraordinária nesta segunda-feira, 18, manter o nome histórico da Concha Acústica da instituição como “Concha Acústica Reitor Antônio Martins Filho”. A decisão, com 31 votos a favor e seis contrários, foi sustentada pela descoberta de um documento que provava a existência dessa denominação desde 1959.

Vá mais fundo: O documento, um ata da 49ª Sessão Extraordinária do CONSUNI realizada em 29 de agosto de 1959, revela que o nome “Auditório Martins Filho” foi atribuído após uma solicitação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que homenageava o então reitor e fundador do UFC. O pedido foi aprovado por unanimidade à época.

Segundo a UFC, por conta de uma falha na pesquisa documental anterior, a informação não havia sido localizada antes da reunião ordinária do CONSUNI, em 1º de novembro deste ano, quando o espaço foi renomeado para homenagear Bergson Gurjão Farias, ex-aluno perseguido e morto pela ditadura militar . Somente no último dia 13 de novembro, o Memorial do UFC assinou ata de 1959, corrigindo o equívoco.

Entrelinhas: O argumento de que não havia um documento oficial para sustentar a mudança foi vista como uma má justificativa e não aplacou as indignações de diversos setores. Havia uma placa oficial de 1959 que incluia até o nome do então presidente d Repúiblica (Juscelino Kubitschek). Havia imagens da inauguração. Havia a tradição e havia a memória de muitos que ainda estão vivos, inclusive dos estudandes de 1959 que, na época, fizeram a proposição ao Consuni. São motivos mais do que suficientes para sustentar que a denominação original era oficial.

Contexto e decisão: A sessão extraordinária de três horas foi convocada pelo reitor Custódio Luís Silva de Almeida. O debate atualmente o contexto histórico, a institucionalidade do CONSUNI e o legado de Martins Filho, fundador da UFC e nome que compõe qualquer lista de dez maiores cearenses da História. Na justificativa para o recuo, o Conselho apontou o compromisso da UFC com a memória e a transparência, convertendo a decisão de 1959 em uma resolução formal (já era uma resolução formal).

Homenagem a Bergson Gurjão Farias: Reconhecendo a importância de Bergson na luta contra a ditadura e pela redemocratização do Brasil, o CONSUNI deliberou que o espaço cultural no prédio da Reitoria, previsto para inaugurar em 10 de dezembro de 2024, receba o nome de “Espaço Bergson Cultural Gurjão Farias”. Essa decisão visa honrar sua trajetória e promover a reconciliação da Universidade com a democracia.

O que aconteceu antes? Uma homenagem a Bergson foi proposta por lideranças estudantis e implementadas pela Comissão de Direitos Humanos da UFC. Bergson, ex-aluno de Química (1967-1969), foi expulso por sua militância, vivendo na clandestinidade até ser morto em confronto com militares no Araguaia, em 1972.

Compromisso com a verdade: O reitor Custódio de Almeida destacou a importância de corrigir erros com responsabilidade. A falta de digitalização dos documentos da UFC é um desafio, e a instituição busca acelerar a informatização de seu acervo, preservando sua história e segurança jurídica.

Detalhe: Além da Universidade do Ceará, atual Universidade Federal do Ceará, o professor Martins Filho desempenhou papel decisivo na fundação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1977, na qual foi reitor agregado. Em 1986, fundou, também, a Universidade Regional do Cariri (URCA). Martins Filho veio a falecer em 2002, dois dias antes de completar 98 anos.

Veja em vídeo um documentário sobre a vida de Martins Filho produzido pela TV Assembleia

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

Série Protagonistas: Chagas Vieira, o interprete das ruas

Focus Poder inicia a série Protagonistas com o perfil de Chagas Vieira, o “interprete das ruas”

O “bolsa família” urbano: Lula ordena que ministro da Fazenda estude tarifa zero para o transporte público

Fortaleza desmontou um dos melhores sistemas de transporte urbano do Brasil

A articulação global da China que tem o Ceará como eixo estratégico; Por Fábio Campos

Pesquisa: Disputa pelo Senado expõe força de Cid Gomes, RC resiliente e a fragilidade do bolsonarismo quando dividido

Aprovação sólida mantém Elmano favorito a mais de um ano da eleição

Brasil tem 37,8% de trabalhadores informais; Saiba o tamanho da formalidade e da informalidade no Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

Um ano depois: como estamos depois da eleição mais disputada da capital?

Governo Lula quer derrubar teto de R$ 20 bilhões do Pé-de-Meia para evitar corte em ano eleitoral

Fortaleza projeta R$ 3,6 bilhões em impacto econômico com Réveillon 2026

Lula: aprovação cresce e desaprovação cai, aponta Paraná Pesquisas

MPCE cobra responsabilização por omissão do poder público em desmatamento na área do Aeroporto de Fortaleza

TST reconhece validade da geolocalização para comprovar horas extras

STJ: mau estado do veículo não justifica busca policial

STF mantém obrigatoriedade de empresas declararem benefícios fiscais

Sebrae/CE leva atendimentos, consultorias e um espaço gastronômico à ExpoCariri 2025