Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Na década de 1960, o Reitor Antonio Martins Filho (esq.) recebendo o filósofo existencialista francês, Jean-Paul Sartre e sua esposa, a também filósofa simbolo mundial do feminismo, Simone de Beauvoir (centro). Na foto, também estão Milton Dias e Fran Martins (dir.) (Foto: Acervo do Museu de Arte da UFC)

O bom senso prevaleceu e o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiu em sessão extraordinária nesta segunda-feira, 18, manter o nome histórico da Concha Acústica da instituição como “Concha Acústica Reitor Antônio Martins Filho”. A decisão, com 31 votos a favor e seis contrários, foi sustentada pela descoberta de um documento que provava a existência dessa denominação desde 1959.

Vá mais fundo: O documento, um ata da 49ª Sessão Extraordinária do CONSUNI realizada em 29 de agosto de 1959, revela que o nome “Auditório Martins Filho” foi atribuído após uma solicitação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que homenageava o então reitor e fundador do UFC. O pedido foi aprovado por unanimidade à época.

Segundo a UFC, por conta de uma falha na pesquisa documental anterior, a informação não havia sido localizada antes da reunião ordinária do CONSUNI, em 1º de novembro deste ano, quando o espaço foi renomeado para homenagear Bergson Gurjão Farias, ex-aluno perseguido e morto pela ditadura militar . Somente no último dia 13 de novembro, o Memorial do UFC assinou ata de 1959, corrigindo o equívoco.

Entrelinhas: O argumento de que não havia um documento oficial para sustentar a mudança foi vista como uma má justificativa e não aplacou as indignações de diversos setores. Havia uma placa oficial de 1959 que incluia até o nome do então presidente d Repúiblica (Juscelino Kubitschek). Havia imagens da inauguração. Havia a tradição e havia a memória de muitos que ainda estão vivos, inclusive dos estudandes de 1959 que, na época, fizeram a proposição ao Consuni. São motivos mais do que suficientes para sustentar que a denominação original era oficial.

Contexto e decisão: A sessão extraordinária de três horas foi convocada pelo reitor Custódio Luís Silva de Almeida. O debate atualmente o contexto histórico, a institucionalidade do CONSUNI e o legado de Martins Filho, fundador da UFC e nome que compõe qualquer lista de dez maiores cearenses da História. Na justificativa para o recuo, o Conselho apontou o compromisso da UFC com a memória e a transparência, convertendo a decisão de 1959 em uma resolução formal (já era uma resolução formal).

Homenagem a Bergson Gurjão Farias: Reconhecendo a importância de Bergson na luta contra a ditadura e pela redemocratização do Brasil, o CONSUNI deliberou que o espaço cultural no prédio da Reitoria, previsto para inaugurar em 10 de dezembro de 2024, receba o nome de “Espaço Bergson Cultural Gurjão Farias”. Essa decisão visa honrar sua trajetória e promover a reconciliação da Universidade com a democracia.

O que aconteceu antes? Uma homenagem a Bergson foi proposta por lideranças estudantis e implementadas pela Comissão de Direitos Humanos da UFC. Bergson, ex-aluno de Química (1967-1969), foi expulso por sua militância, vivendo na clandestinidade até ser morto em confronto com militares no Araguaia, em 1972.

Compromisso com a verdade: O reitor Custódio de Almeida destacou a importância de corrigir erros com responsabilidade. A falta de digitalização dos documentos da UFC é um desafio, e a instituição busca acelerar a informatização de seu acervo, preservando sua história e segurança jurídica.

Detalhe: Além da Universidade do Ceará, atual Universidade Federal do Ceará, o professor Martins Filho desempenhou papel decisivo na fundação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1977, na qual foi reitor agregado. Em 1986, fundou, também, a Universidade Regional do Cariri (URCA). Martins Filho veio a falecer em 2002, dois dias antes de completar 98 anos.

Veja em vídeo um documentário sobre a vida de Martins Filho produzido pela TV Assembleia

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Pressão máxima sobre Lupi: 85,3% querem demissão após escândalo no INSS

Fuga dos milionários: Brasil perde 800 endinheirados em 2024 — destino preferido é Portugal

Mercado de internet é a nova boca de fumo das facções, mas o problema vai além

De Pio XII a Francisco: os papas entre as gerações; Conheça o papa de seu tempo

A última fala de Francisco é um chamado pela liberdade; Ou democratas do mundo, uni-vos!

O legado de Francisco: o Papa que abriu janelas

O contrato social e econômico de Trump: a marcha da insensatez

Chagas Vieira entra no jogo e embaralha o xadrez governista

Morte de Mario Vargas Llosa, o liberal, marca o fim de uma era na literatura latino-americana

Kristalina, Ph.D., CEO e… “mulherzinha” para Lula

Izolda na Califórnia e uma estridente conta política no Ceará

Tarifaço de Trump transforma a economia global em drama

MAIS LIDAS DO DIA

Não basta comunicar. É preciso engajar; Por Paulo Mota

Cinco gigantes do varejo nacional entram no Top 250 global — e todas têm operações no Ceará; Saiba o que as diferenciam

A dor e a fúria de Ciro: ruptura com Lupi expõe fidelidade à crítica e solidão política