Cabeto: se acontecer esgotamento dos leitos na região Norte, Fortaleza está na retaguarda

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Ceará | Foto: reprodução

Equipe Focus.Jor
focus@focuspoder.com.br

Em coletiva de imprensa virtual, o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, afirmou que a pasta mantém atenções severas voltadas para a região Norte do Estado. “É possível que esgote a rede? É, é possível que a gente não tenha a capacidade de responder”. Para conter um possível colapso na estrutura hospitalar da região, o titular da pasta expôs um plano que contará com a retaguarda dos hospitais de Fortaleza e de cidades vizinhas, que apresentem redução nos números de casos de COVID-19.

“Para isso, nós estamos fazendo um plano de retaguarda, com regiões vizinhas, que estão em redução. Este foi o principal motivo de isolarmos a região de Fortaleza no decreto anterior para que estes picos da pandemia não acontecessem ao mesmo tempo. Então, se isso acontecer, nós temos aqui a retaguarda dos hospitais de Fortaleza e dos hospitais ligados à Itapipoca e daí por diante”, explica Dr. Cabeto.

Assim como no restante do Estado, a estrutura hospitalar da região Norte também foi ampliada. “Hoje, nós temos 10 leitos de UTI em Tianguá, que não dispúnhamos anteriormente; 15 leitos na região de Crateús, que fica mais ao sul; estamos finalizando o hospital de campanha ligado ao Hospital Regional Norte, que vai ampliar 40 leitos; e foram disponibilizados mais de 300 leitos para atendimento de Covid, especificamente, próximo de 100 leitos de UTI para Covid”, detalhou Dr. Cabeto. De acordo com o secretário, grande parte deste aumento de leitos, faz parte de um pacote de ampliações permanentes, que já estavam previstas na plataforma de modernização da saúde, apresentada à imprensa em setembro. “Ou seja, houve uma implantação mais rápida para que a gente desse suporte [ao combate à pandemia do coronavírus no Ceará]”.

O secretário explicou ainda que a prefeitura de Sobral fez uma ampliação de leitos do Hospital Doutor Estevam para a internação de pacientes de menor complexidade. “Isso dá à rede muito mais robustez”, ressalta Cabeto.

A região Norte tem apresentado um aumento de casos em grandes municípios como Acaraú, Massapê, Sobral, Camocim e áreas vizinhas. Dr. Cabeto alerta: “hoje é o foco mais importante do Ceará. E todas as atenções mais severas estão voltadas para lá. Tanto é que o decreto define lockdown para estes municípios, para que a gente tenha garantia de que a rede pode dar conta”. Ele também afirmou que a região de Fortaleza registra maior procura pela transferência de casos que estão aumentando no interior. “Isso está acontecendo no Hospital Geral, no Hospital de Messejana, no Hospital Leonardo Da Vinci e também no IJF. No entanto, se olharmos a evolução da redução da taxa de ocupação de UTI nos últimos 14 dias ela é bem evidente, assim como é do número de óbitos”.

O Secretário também apresentou uma panorama das demais regiões do Ceará. “Na região do Sertão Central nós temos uma ocupação alta de leitos, porque ela está colaborando com outras regiões. Temos lá só Quixeramobim como foco separado. A região Leste menor [ocupação] e na região Sul, onde está o Cariri, que são 45 municípios, temos uma ocupação baixa de UTIs e enfermarias. Porém, nos últimos dias tivemos um pouco de aumento na região do Crajubar”.

 

Dados do Integrasus atualizados no dia 7/6/2020 às 17:35:39:

Sobral: 8737 notificações | 3060 confirmados | 125 óbitos | 1974 em investigação
Acaraú: 1516 notificações | 826 confirmados | 23 óbitos | 102 em investigação
Massapê: 1208 notificações | 474 confirmados | 20 óbitos | 525 em investigação
Camocim: 1589 notificações | 523 confirmados | 15 óbitos | 99 em investigação

 

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

MAIS LIDAS DO DIA

Maílson da Nóbrega: o Brasil precisa de um partido de esquerda moderno

Brasil fecha 2025 com saldo negativo de 112 mil vagas de gerência e acumula corte de 322 mil cargos de liderança desde 2020