Ceará registra crescimento no uso de veículos eletrificados, com Fortaleza liderando o mercado

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Carro elétrico. Foto: Divulgação

O fato: O número de veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in segue em crescimento no Ceará, com Fortaleza destacando-se como a cidade com a maior frota desse segmento. A capital concentra 72% do total estadual, equivalente a 4.987 veículos, enquanto Eusébio ocupa a segunda posição, com 433 unidades, representando 6,2% da frota. No total, o estado conta com 6.925 veículos que utilizam algum tipo de energia elétrica.

Os dados foram obtidos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e analisados pela NeoCharge, empresa especializada em energia para veículos. A análise classifica os veículos eletrificados em três categorias: elétricos, que funcionam exclusivamente com eletricidade; híbridos, que combinam motores a combustão e energia gerada pelo movimento; e híbridos plug-in, que podem ser recarregados em tomadas, além de usarem combustíveis.

Mercado em alta: Em 2023, a projeção de vendas de veículos eletrificados no Brasil subiu de 150 mil para 160 mil unidades. No Ceará, quase metade da frota atual foi comercializada apenas neste ano. As marcas que lideram as vendas no estado são Toyota, BYD, GWM, Caoa Chery e Volvo.

Toyota e BYD juntas representam mais de 68% da frota eletrificada cearense, com 2.582 e 2.184 unidades, respectivamente. Entre os modelos mais populares, o Toyota Corolla lidera como o híbrido mais vendido, enquanto o Dolphin GS 180EV da BYD é o elétrico preferido no estado.

Atualmente, o Ceará possui 1.948 veículos movidos exclusivamente a eletricidade, dos quais 1.382 estão registrados em Fortaleza, correspondendo a 70,9% do total dessa categoria.

Expansão no interior: Segundo Eduardo Weimar, diretor comercial do grupo Carmais, responsável pela marca BYD no Ceará, a média mensal de vendas no estado é de 450 veículos, sendo 70% elétricos e 30% híbridos. Weimar também destacou a expansão para o interior, com novas operações em Juazeiro do Norte e Sobral, onde a expectativa inicial é de comercializar 30 unidades por mês em cada cidade.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PSB e Cidadania fecham federação para driblar cláusula de barreira e 2026

União Brasil estressa Lula em Brasília e prepara jogo duro no Ceará

Trump x Musk: ameaça de deportação expõe racha na base conservadora

💸 Fidelidade em queda: só 3 deputados do CE apoiaram Lula no aumento do IOF

🧨 Base racha, centrão avança e Lula sangra em praça pública

Congresso impõe derrota ao governo e revoga novo IOF de Lula

O PDB, Partido Digital Bolsonarista: Estudo revela como o bolsonarismo opera fora da lógica dos partidos tradicionais

📑 Brasil na UTI: Parlamentares gastam R$ 100 milhões em reembolsos médicos

Mauro Benevides Filho desmonta o mito da gastança e expõe o silêncio sobre os juros

Lula aciona Ciro na Justiça, que reage: “O maior dos agentes dos agiotas“

Fortaleza lidera ranking global de cidades com melhor desempenho ambiental, segundo a Oxford Economics

Operação Teia de Aranha: o incrível ataque ucraniano com drones de US$ 600 que destruiu dezenas de bombardeiros russos de milhões

MAIS LIDAS DO DIA

Vídeo: Edinho Silva carimba Guimarães ao Senado, mas Camilo adia debate