Christiane Leitão assume a presidência da OAB-CE e anuncia gestão participativa

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Fotos: Natália Rocha e Wall Araújo / ASCOM OAB-CE

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE) viveu um marco histórico nesta quinta-feira (2), com a posse de Christiane do Vale Leitão como a primeira mulher a assumir a presidência em 92 anos de história da entidade. A cerimônia, realizada no auditório Miguel Oscar Viana Peixoto, contou com a presença de autoridades e representantes do Judiciário e marcou o início do triênio 2025-2027.

Gestão com foco na advocacia e no diálogo
Em seu discurso de posse, Christiane Leitão destacou o compromisso com uma gestão democrática e participativa, prometendo ouvir as demandas da advocacia de todo o estado. “Vamos democratizar ainda mais a instituição, respeitando a pluralidade de opiniões e valorizando a advocacia como pilar fundamental do Estado de Direito e da cidadania”, afirmou.

A nova presidente também sinalizou que a qualificação profissional será prioridade. “As comissões temáticas da Ordem terão um papel ainda mais estratégico, e os advogados e advogadas do Ceará poderão contar com iniciativas que fortaleçam sua atuação em um mercado dinâmico e desafiador”, disse.

Legado e avanços da gestão anterior
Erinaldo Dantas, que presidiu a OAB-CE nos últimos seis anos, celebrou o avanço da representatividade com a posse de Christiane. “A inclusão foi uma marca da nossa gestão. Mulheres, jovens advogados, negros e a advocacia do interior encontraram espaço em uma OAB mais diversa e plural. Hoje, passamos o bastão com a certeza de que a nova liderança dará continuidade a esse legado”, afirmou.

Estrutura da nova gestão
Além da presidente, a nova diretoria da OAB-CE é composta por David Sombra Peixoto (vice-presidente), Thiago Morais de Almeida Vilar (secretário-geral), Francivaldo de Lemos Pereira (secretário-geral adjunto) e Camila Ferreira Fernandes (tesoureira). A equipe contará ainda com conselheiros seccionais e federais, além da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE).

Na cerimônia, Christiane instalou a Primeira Sessão Extraordinária do Conselho Seccional e empossou os presidentes das 17 subsecções espalhadas pelo estado.

Presenças ilustres e simbolismo
A solenidade híbrida, com transmissão pelo canal da OAB Ceará no YouTube, reuniu importantes nomes do Judiciário e do poder público. Entre os presentes estavam a secretária Socorro França, representando o governador Elmano de Freitas, a desembargadora Iracema do Vale, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, e a desembargadora federal Fernanda Maria Uchôa de Albuquerque, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região.

A posse reforça o simbolismo de uma nova fase na OAB-CE, com uma liderança feminina comprometida em fortalecer a advocacia e ampliar sua representatividade no cenário estadual e nacional.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Taxarto: inadimplentes vão para a dívida ativa; Que tal um Refis para os cidadãos que se convenceram da “imoralidade” e “ilegalidade” da taxa do lixo?

Evandro Leitão envia projeto para extinguir Taxa do Lixo a abre mão de R$ 120 milhões/ano

Ajustes no secretariado de Elmano desvia gestão da rota do abismo

Leilão do autódromo do Ceará fracassa; Saiba os motivos

Fortaleza em xeque: O arrastão no apagar das luzes

Especial: Estudo conclui que Caatinga pode criar 465,8 mil empregos e produzir 7,4 milhões/toneladas de alimentos

O desafio de Elmano: reforma ou estagnação

Gestão Sarto desafina e samba na cara da cidade; Crítica de RC a Elmano perde o sentido

Série A do Brasil será a nova Premier League, diz The Economist; Ceará e Fortaleza estarão lá

Crise na saúde pública e falta de transparência: o medíocre fim da gestão Sarto

Bolsonaro cogita pedido de asilo; Saiba quais embaixadas poderiam receber o ex-presidente

Turismo do Ceará cresce quase 7% e supera Brasil, Bahia e Pernambuco no 3º semestre

MAIS LIDAS DO DIA

Guimarães sobre a proposta de anistia: “A Câmara não vai votar isso”

Classe média volta a crescer no Brasil, mas cenário é desafiador