O fato: O senador Cid Gomes (PSB) disse que não sabe das negociações sobre a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que tem Fernando Santana (PT) como um dos favoritos. Evandro Leitão (PT), atual presidente, venceu as eleições em Fortaleza e sairá do cargo nas próximas semanas.
O que diz Cid Gomes: “O PSB ainda não se posicionou, não fez nenhuma reunião nem tem uma posição formal sobre isso. Não me pediram, não tenho conhecimento a respeito. Sou membro do PSB. Estive com os deputados estaduais, a pedido deles, ontem, mas os assuntos que trataram comigo não foram relacionados à presidência da Assembleia. Não tenho uma posição sobre isso”, apontou. A declaração foi dada ao O Povo.
Elmano: O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que deu autorização ao deputado estadual Fernando Santana (PT) para articular sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
“Ele é o candidato da base, desde que a base decida que ele seja”, começou. “Ele está sondando. Da minha parte, está autorizado a ser candidato”, afirmou Elmano. A declaração foi dada ao Diário do Nordeste.
Fernando: Fernando disputou Juazeiro do Norte nas eleições de outubro, mas foi derrotado por Glêdson Bezerra, o primeiro prefeito que conseguiu ser reeleito no município.
A disputa: Além de Fernando Santana, outros parlamentares também foram mencionados como possíveis candidatos à presidência, incluindo o líder do governo, Romeu Aldigueri (PDT). São eles: o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho (PDT) e os deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Osmar Baquit (PDT).